PAULISTA > Notícias > Dia de Combate às Endemias é marcado com ações para fortalecer parceria com a população

Saúde | 01/12/2017

As políticas públicas de combate as endemias não conseguem eficácia se não houver a participação popular, com boas práticas e cuidados com a higiene. Uma das maneiras de conseguir esta parceria é levando o conhecimento e a conscientização de que todos devem fazer sua parte quando o assunto é saúde. Pensando nisso, a Associação Municipal dos Agentes de Combate às Endemias do Paulista (AMACEPA), realiza nos dias 5 e 6 de dezembro, na Praça Agamenon Magalhães, no Centro do Paulista, uma ação em comemoração ao Dia Municipal de Combate às Endemias, que é instituído no dia 9 de dezembro.

Dentro da programação, o primeiro dia contará com serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com exames de HIV, sífilis, e hepatite B e C. Além disso, também será oferecido atendimento para confecção do cartão do SUS e recreação com um teatro de fantoches.

No segundo dia, haverá vacinação anti-rábica para cães e gatos, além de uma exposição sobre as endemias, e como é feito o trabalho de vigilância no município e o grande objetivo da ação é dar visibilidade aos serviços de combate às endemias e mostrar à população que a Saúde não trabalha somente no combate à dengue, mas também à leptospirose, esquistossomose, raiva, filariose, dentre outras doenças.

A ação é uma parceria com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Saúde do Paulista, e contará com a presença de cerca de 40 ACEs.