PAULISTA > Notícias > No Dia Mundial Contra a AIDS, Saúde do Paulista oferece teste gratuitos de HIV e Sífilis

Saúde | 01/12/2017

Em alusão o Dia Mundial de Combate à AIDS, foi realizada uma ação, na manhã desta sexta-feira (01.12), que ofereceu testes gratuitos de HIV, Sífilis e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O serviço aconteceu na Praça Agamenon Magalhães, em frente à sede da Prefeitura do Paulista.

A ação, que foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio da unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no qual a população teve acesso a exames, com resultados prontos em 30 minutos. Durante o evento também foram entregues preservativos e panfletos informativos sobre as doenças.

Antes de realizar o exame, os técnicos da saúde fazem uma espécie de entrevista, chamada de aconselhamento, quando indagam sobre o comportamento amoroso e sexual, para traçar um perfil do paciente. Estas informações servem para facilitar a abordagem do técnico na entrega do resultado. Quando é diagnosticada a presença do HIV, o paciente é encaminhado para tratamento multidisciplinar no CTA.

O coordenador de DST/AIDS do Paulista, Guilherme Brito, explicou a importância da ação referente ao Dia Mundial ao Combate à AIDS. “Estamos aqui realizando testagem, aconselhamento individual, distribuindo camisinhas feminina e masculina e oferecendo panfletos. E a importância desse dia, é porque infelizmente o HIV ainda contamina muita gente pela falta de informações. E o teste é importantíssimo para detectar o vírus, e através dele iniciamos os tratamentos, diminuindo o risco de transmissão do HIV”, frisou.

Durante todo o ano de 2016, foram diagnosticados 161 novos casos de HIV. Já em 2017, até o mês de outubro foram registrados 63 pessoas portadoras do vírus no município.