Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Veja como regularizar o nome junto aos órgãos de proteção ao crédito

Finanças | 15/09/2016

Veja como regularizar o nome junto aos órgãos de proteção ao crédito

Compartilhe esta notícia:

Com momento de crise que o País vive, todos podem encontrar dificuldades em manter as contas em dia. Vários tipos de inadimplências podem levar o cidadão a ter o nome negativado como cheque sem fundo, carnê de loja em atraso, empréstimo com financeira, cartão de crédito em atraso, título protestado, ação judicial entre outras.


 


É importante ficar sempre atento, geralmente quando a pessoa tem dívida com uma empresa, esta pode informar ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa sobre a pendência. Porém, antes do nome ficar sujo, o cliente recebe uma carta da empresa informando que, por causa da dívida, o seu nome poderá entrar para alista de inadimplentes, se não efetuar o pagamento no prazo informado. 


 


O cidadão pode verificar se o nome já está na lista de inadimplentes entrando no site dos órgãos de proteção ao crédito. O ideal é procurar renegociar a divida de uma maneira que consiga honra o compromisso, procurando negociar com a financeira ou loja a questão dos juros. Caso considere as taxas e juros abusivos o consumidor pode procurar o Procon para receber orientações.


 


Caso ocorre tudo certo e seja feita a renegociação ou o pagamento, a instituição financeira tem cinco dias úteis para informar ao SPC ou Serasa retirar o nome do consumidor da lista de inadimplentes.


 


Imagens: