Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Foto selfie funciona como senha para cartão de crédito com uso de biometria

Finanças | 14/09/2016

Foto selfie funciona como senha para cartão de crédito com uso de biometria

Compartilhe esta notícia:

Para dificultar que alguém se aproprie indevidamente de dados pessoais, especialistas estão cada vez mais apostando em formas de proteção focadas na tecnologia. Atualmente, a identificação biométrica é um dos mecanismos que vem ganhando destaque. O serviço faz uso de aspectos físicos de cada pessoa.

 

Dentre as características, a impressão digital é a mais conhecida. Porém, os computadores já são capazes de reconhecer a face, íris, veias dos olhos, formato das orelhas, geometria das mãos e até a voz do ser humano.

 

Nesse sentido, diversas empresas estão apostando na aplicação de biometrias para oferecer segurança aos processos de negócios. A estratégia é empregada principalmente nas áreas bancária, saúde privada e varejo.

 

Nos Estados Unidos, uma empresa de cartão de crédito iniciou testes onde uma selfie é usada para efetuar pagamentos. Na hora de pagar, o cliente não vai ter de digitar senhas. Ele terá apenas de tirar uma foto da própria face com o celular e um aplicativo da operadora faz o trabalho de identificação.

 

 Dados apontam que no Brasil existem 90 mil caixas eletrônicos equipados com os sensores. Mais 70 mil caixas ainda devem passar pela modificação.

 

Analistas apontam que no varejo a técnica poderia servir na abertura de crediário – que é uma forma de negócio mais fácil de ser ludibriada com o uso de documentos falsos.

 

Existem empresas que estudam a aplicação de um sistema que utiliza o banco de dados de órgãos oficiais de identificação para a validação da identidade.

 

Mesmo com a intenção de oferecer mais segurança ao público, a autenticação biométrica ainda cria desconfiança entre os usuários domésticos. Eles ainda manifestam dúvidas sobre a segurança dos dados.


Imagens:

Compartilhe: