Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Os pais devem restringir o uso do celular pelos filhos

Educação | 12/09/2016

Os pais devem restringir o uso do celular pelos filhos

Compartilhe esta notícia:

Inúmeras pessoas costumam relembrar que no século XX as brincadeiras eram mais “saudáveis”. Foi uma fase em que muitos brinquedos ainda não apresentavam recursos tecnológicos. Bola de gude, peão, pipa, bonecos, bonecas...  As crianças interagiam muito mais.   Atualmente, a grande maioria dos garotos e garotas meio que se isola e praticamente todo contato com os amigos é feito por meio de recursos eletrônicos. Nesse contexto, o aparelho celular é uma ferramenta muito empregada.

 

Pesquisa realizada em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos, apontou que o uso do celular à noite é prática comum entre os adolescentes e isso está diretamente relacionado ao aumento do nível de cansaço desses jovens após algum tempo.

 

 Uma grande preocupação revelada pelos pais é com relação à mídia. Os adultos estão cada vez mais preocupados com o tempo em que as crianças passam assistindo TV, escutando música ou acessando a rede mundial de computadores (Internet). O celular, que poderia ser utilizado em momentos de emergência, virou um equipamento quase que inseparável de inúmeros jovens.

 

O estudo mostrou que casos de cansaço excessivo revelado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.

 

Sabe-se que o rendimento escolar está relacionado a uma boa noite de sono. Pesquisas evidenciam que adolescentes que dormem menos estão mais propensos a problemas cognitivos ou comportamentais em sala de aula. Os pais devem estar alerta: é preciso restringir ou proibir o uso do celular após a hora de dormir.

 

 Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável e um bom desempenho durante o dia. Além disso, os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem recorrer a consultas com pediatras ou especialistas na área. E dar conselhos como: durma bem para melhorar suas notas.

 


Imagens:

Compartilhe: