Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > O que é melhor para o seu veículo: gasolina comum ou aditivada?

Meio Ambiente | 12/09/2016

O que é melhor para o seu veículo: gasolina comum ou aditivada?

Compartilhe esta notícia:

Quem nunca chegou num posto de combustíveis para abastecer o veículo e se deparou com a seguinte dúvida: gasolina comum ou aditivada? A resposta, muitas vezes, está no valor a ser pago. Geralmente, os condutores escolhem o mais barato, porém, será que essa é a melhor opção? Para esclarecer esse tipo de questão, nossa equipe de reportagem revela dicas importantes para àqueles que precisam encher o tanque.

 

A gasolina comum passa por partes do motor do carro (válvulas e no pistão) deixando resíduos, sujeiras que formam uma espécie de goma. Com o passar do tempo, o acúmulo desta goma, dificulta a mistura da gasolina com o ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Diminuindo, assim, a eficiência do automóvel.

 

A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a aditivada possui uma espécie de detergente. Esse produto (aditivo) passa pelo motor dissolvendo a goma, evitando o acúmulo de mais resíduos. Desta forma, a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada. 

 

CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES:

 

1) Um carro de alta performance pode receber gasolina comum? 

 

Se veículos que exigem gasolina de alta octanagem forem abastecidos com gasolina comum não terão um total aproveitamento da potência do motor. 

 

2) Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada? 

 

Sim, no entanto, recomendamos usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, até atingir 100%. Outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de utilizá-la.

 

3) Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o tipo mais recomendado?

 

Não há nenhuma recomendação. No entanto, teoricamente, seriam mais indicadas as gasolinas aditivadas e de alta octanagem. 

 

4) Posso misturar gasolina comum à aditivada? 

 

As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito. 

 

5) Por que não existe álcool aditivado? 

 

Provavelmente porque não existe ainda nenhum aditivo que possa agregar algum benefício aos motores a álcool. Um outro problema enfrentado pelo consumidor é a adulteração do combustível. Em geral, os produtos mais utilizados para adulterar gasolina são o álcool e solventes, como aguarrás e solvente para borracha. Também conhecido como benzina industrial, este último é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.

 


Imagens:

Compartilhe: