Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Remoção de tatuagem a laser: como funciona?

Cultura | 12/09/2016

Remoção de tatuagem a laser: como funciona?

Compartilhe esta notícia:

Quem já tatuou o nome de um ex na pele ou fez algum desenho que deixou de fazer sentido anos depois sabe bem como a tecnologia pode ser útil para apagar definitivamente marcas indesejadas do passado. O procedimento de remoção de tatuagem é indicado para pessoas que desejam apagar os desenhos por completo ou clarear a tatoo para cobrir uma nova.

 Atualmente, o processo mais utilizado para remoção de tatuagem é a técnica do laser. Ele atua disparando um feixe de luz com um comprimento de onda específico que, quando aplicado sobre a pele, é absorvido por pigmentos coloridos, incluindo pigmentos de melanina e, consequentemente, a tatuagem.

A remoção de uma tatuagem não é um processo simples. O resultado final depende de vários fatores como o tempo da tatuagem, as cores do pigmento, o tipo de tatuagem (amadora, profissional ou traumática), o local onde se encontra o desenho e a resposta de cada indivíduo. O número de sessões é bastante variável, sendo necessário um intervalo de aproximadamente 30 dias, entre uma aplicação e outra. Ao longo do tratamento, os traços vão ficando mais finos e claros, até desaparecerem.

O preço do tratamento varia conforme o tamanho e a cor da tatuagem, o resultado nem sempre é satisfatório, pois a pele fica com um aspecto de queimado. Para cada tatuagem há um tipo de laser: as monocromáticas e com cores escuras são mais fáceis de tirar. As coloridas (vermelho, amarelo, etc.) são mais complicadas.

Apesar de ser um procedimento seguro, quando realizado por profissionais capacitados, existe o risco de complicações. Com o uso de novas tecnologias e aperfeiçoamento das técnicas, é possível a remoção completa da tatuagem com menor risco de implicações. Contudo, é importante destacar, que os desenhos são muito variados assim como a resposta de cada paciente. Em alguns casos, o tratamento pode ser longo e complexo.


Imagens:

Compartilhe: