PAULISTA > Notícias > Guardas Municipais se reúnem no Paulista para debater a elaboração do estatuto da categoria

Segurança e Mobilidade | 24/08/2018

Guardas Municipais do Paulista participaram na manhã desta sexta-feira (24.08) de um encontro na sede do Sindicato dos Servidores da cidade, no Nobre. Na ocasião, o grupo discutiu a elaboração do estatuto que regulamenta a própria carreira.

A reunião serviu para proporcionar aos profissionais o direito de opinião na construção do “manual de operações”. Todas sugestões apontadas pelos participantes na reunião serão avaliadas e, possivelmente, implantadas no novo regulamento.

O comandante da Guarda Municipal do Paulista, Josias Silva, explicou que os municípios devem participar de forma direta na elaboração das normas que regulamentam o serviço. “No Brasil, a Lei Federal nº 13.022/2014 fornece as diretrizes para que os municípios se adequem. Porém, é necessário que cada cidade crie o seu próprio regulamento para a categoria”, salientou.

“A partir do momento que o estatuto for aprovado, a categoria passará a ter corregedoria e ouvidoria. Elas ficarão responsáveis por acompanhar e retificar qualquer conduta adotada pelos profissionais que não estejam de acordo com o regulamento”, finalizou o comandante.

Outro benefício que o estatuto pode trazer a categoria é a criação das inspetorias, que vão dividir o comando operacional da equipe por regiões, tornando mais simples o controle do efetivo.

Cerca de 40 Guardas Municipais participaram do debate, incluindo o Sub-comandante, Emerson Santana; e o Analista de Dados da Guarda, Inaldo Bezerra.