PAULISTA > Notícias > Projeto Amor Abraça faz a diferença no meio ambiente da cidade do Paulista

Meio Ambiente | 24/08/2018

Projeto Amor Abraça faz a diferença no meio ambiente da cidade do Paulista

O dia começou bem, com ações de incentivo à educação sustentável para toda população. Hoje foi o dia do Projeto Amor Abraça contagiar os moradores da Cidade com muita disposição e educação. É que a Prefeitura do Paulista realizou uma grande ação em conjunto com a Secretaria de Educação do Município, através da Escola Ministro Marcos Freire.

A ação começou com um café da manhã às, 5h, para os voluntários, alunos e educadores ambientais que a Secretaria Executiva de Meio Ambiente disponibilizou. No segundo momento, foram distribuídas sacolas plásticas e panfletos para os moradores que caminhavam por lá, além do recolhimento do lixo que foi intensificado pelos estudantes.

Amaro Josinaldo é o idealizador do projeto que começou há alguns anos na Orla da Cidade, mas atualmente já atua no município inteiro, com ações de recolhimento de lixo, conscientização da população e transformação de ponto de lixo em áreas de lazer. Seu Amaro começou sozinho, e hoje, tem um mar de voluntários que abraçou a sua causa em busca de um lugar melhor.

Por parte da Secretaria de Educação, o Projeto Escola Sustentável foi criado por alunos através de reuniões de estudantes do 6º ao 9º ano. “Pensando em construir um lugar melhor, dentro desse projeto existem subprojetos como a horta orgânica, compostagem, jardim sensorial e o reuso e capitação de água, que consiste no recolhimento da água da chuva e filtração da água da cozinha para reuso na escola”, comentou o aluno Jonatas André.

Ações de conscientização ao meio ambiente são necessárias para que haja uma manutenção no serviço público realizado pela Prefeitura, como o Projeto Amor Abraça faz. Pensando nisso, a união entre as duas partes se faz fundamental. Quando a população está inserida tudo fica mais claro, e o ato de sujar vai ser repensado.

“Atuamos nas praias, nos bares, na cidade como um todo, queremos deixar o lugar que vivemos mais bonito e aconchegante. Fazemos a limpeza e capinação de terrenos baldios para que a segurança seja reforçada, assim como os lixos são retirados das ruas, diminuindo as chances de contrair doenças”, relata Amaro, idealizador do Projeto.

As ações de limpeza irão continuar regularmente pelo Projeto Amor Abraça. O apoio da Prefeitura só vai fortalecer essa iniciativa popular e incentivar o surgimento de outros projetos, como o Voz na Favela que oferece reforço, aulas de RAP e escolinha de futebol para crianças da Comunidade do Campo do Vila Nova.