PAULISTA > Notícias > Histórias de superação marcam o II Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência do Paulista

Educação | 24/08/2018

Depoimentos emocionantes, histórias de vida e superação marcaram o II Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência da Rede Municipal de Ensino do Paulista. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na manhã desta sexta-feira (24.08), no SENAC em Jardim Paulista Baixo. A atividade encerra a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no âmbito educacional.

O encontro tem como objetivo a socialização a partir das experiências individuais dos pais e estudantes da rede municipal. No encontro foram exibidas as telas com imagens produzidas pelos pais sobre o que representa os filhos e as barreiras já superadas por eles. Também foram exibidos vídeos reforçando a inclusão em sala de aula, apresentações culturais dos estudantes com deficiência e uma palestra ministrada pelo paratleta brasileiro, Sandro Varelo, relatando aos presentes as suas superações de vida.

A dona de casa, Micheline Pereira de Lima, estava participando pela primeira vez do evento e relatou que encontrou apoio na rede de ensino do Paulista para superar a deficiência do filho, quando não aceitava esta condição. “Estou muito emocionada com tudo que estamos vivenciando aqui. Quero agradecer a todos os envolvidos por este grande evento”, disse.

Paloma Danielle, 25 anos, mãe de uma aluna da Escola Municipal Professor Salvador Dimech, emocionou-se durante o encontro e agradeceu por está participando do momento. “Quero agradecer muito a rede municipal por ter promovido uma semana inclusiva. Só a gente saber as dificuldades encontradas para ver seu filho aceito”, ressaltou.

Bernadete Brandão, coordenadora da Educação Especial do Paulista, falou da importância de realizar esta ação. “Como deu muito certo o encontro do ano passado, decidimos repetir esse momento. E também estamos mostrando aos pais o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes nas escolas e reafirmar que é possível a educação inclusiva”, finalizou a profissional.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, esteve prestigiando o encontro e destacou o compromisso da rede municipal pelo direito a inclusão da pessoa com deficiência. “O trabalho que é feito na rede municipal avança a cada dia. E também estamos proporcionando aos pais conhecerem outras histórias de vida e verem que não estão sozinhos no mundo”, comentou.