PAULISTA > Notícias > Programa “Professor Amigo do Trânsito” atende cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino do Paulista

Educação | 19/06/2018

Na manhã desta terça-feira (19), cerca de 500 alunos da rede de ensino do Paulista tiveram a oportunidade de participar de uma aula especial com foco na conscientização e educação para a manutenção de um trânsito seguro. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação contemplou duas escolas, a Manoel Gonçalves e a Gêlda Amorim.

Com muita irreverência, a Turma do Fom-Fom promoveu diversas atividades lúdicas que proporcionaram conhecimentos básicos sobre o trânsito e suas leis aos estudantes. Esse projeto é gerenciado pela Escola Pública de Trânsito, atendendo a uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas.

No Paulista, a iniciativa já é um sucesso, rendendo inclusive premiação à Secretaria de Educação do município, que ficou com a primeira colocação na categoria de maior resultado absoluto. Com outras palavras, Paulista conseguiu atingir, em 2017, a maior quantidade de alunos dentre todas as cidades do estado de Pernambuco.

A coordenadora de projetos multidisciplinares do Paulista, Glauber Giane, revelou a expectativa da gestão em relação ao projeto para 2018. “Estamos realizando mais uma fase do projeto Professor Amigo do Trânsito em nosso município. Em 2017, nós alcançamos aproximadamente 10 mil alunos, fora a comunidade e os professores envolvidos. Temos a esperança de aumentar ainda mais esse número em 2018, para que Paulista seja novamente destaque na busca por uma estatística com menos acidentes”, enfatizou.

O estudante Vinícius Gabriel Santos Amorim, de 15 anos, acompanhou atentamente a iniciativa realizada na escola Gêlda Amorim. Para ele, a busca pelo comportamento civilizado no trânsito ajuda a preservar vidas. “É um projeto muito importante porque nos direciona a fazer o uso dos equipamentos de segurança e a realizar as travessias nas faixas de pedestres. Isso com certeza contribui com a redução dos acidentes”, afirmou.

Já o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, comentou sobre o lançamento do projeto na cidade em 2018.  “Nosso intuito é dar sequência ao trabalho bem sucedido que foi realizado no ano passado. A educação preventiva continua sendo a melhor forma para conscientizar os motoristas e pedestres sobre os riscos oferecidos pelo trânsito”, finalizou.