PAULISTA > Notícias > Seminário alerta a importância do combate à violência contra o idoso

Políticas Sociais | 07/06/2018

Seminário alerta a importância do combate à violência contra o idoso

Em alusão ao dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, marcado para o dia 15 de junho, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, realizará, ao longo de todo o mês, atividades relacionadas a essa data. A primeira atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira (07.06), no auditório do Ministério Público de Pernambuco em Paulista, com o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento reuniu idosos, além de representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), da Secretaria de Saúde, do Conselho do Idoso, e dos CRAS e CREAS do município.

A aposentada Severina Enerstrina, de 60 anos de idade, demonstrou bastante contentamento com o seminário e a temática voltada para os idosos. “É a primeira vez que vim aqui, a convite da minha professora do Saúde em Movimento e amei a atividade. Muito esclarecedora e importantíssima. Aprendi muitas coisas e não perderei mais essas ações”, disse.

A promotora de Justiça da Pessoa Idosa, a doutoura Christiana Ramalho, foi uma das palestrantes do evento. Na ocasião, ela explicou que na maioria dos casos, a violência vem da própria família.  “Muitas vezes a pessoa mais próxima deles, que é para protegê-lo, é exatamente a pessoa que o maltrata e esses maus tratos tem a característica peculiar de estar ligada ao seio da família e a sua comunidade”, ressaltou.

Ela alertou ainda aos jovens que um dia eles também chegarão à boa idade. “A gente ainda percebe que existe um grande conflito de interesse entre a relação dos jovens e idosos. Os jovens do nosso país precisam entender que vão envelhecer, e eles precisam desenvolver esse respeito à pessoa idosa”, afirmou a promotora.

Segundo o secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, o seminário é uma maneira de buscar uma melhoria de vida para os idosos. “É uma forma da gente conscientizar a sociedade que o idoso deve ser respeitado como ente da sociedade, pois eles já fizeram muito por nós, durante toda a vida, e que hoje precisam muito mais daqueles que podem ajuda-los”, frisou.

Na ocasião houve também a apresentação dos novos conselheiros do Conselho Municipal do Idosos do Paulista (COMIP) e uma segunda palestra com a Assistente Social do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa do Estado.