PAULISTA > Notícias > Projeto Trilhas auxilia na alfabetização de alunos e formação de professores em Paulista

Educação | 25/04/2016

Os estudantes do 1º ano da rede municipal do Paulista passam a contar com uma inovadora ferramenta de alfabetização. Trata-se do Projeto Trilhas, que visa facilitar o processo de letramento de meninos e meninas, através de uma série de materiais pedagógicos, como jogos educativos, livros de literatura e cadernos de atividades. Nesta segunda-feira (25.04), gestores de 16 unidades de ensino participaram de uma solenidade na Escola Municipal Frei Guido, no bairro da Mirueira. Na ocasião, eles receberam os novos kits para aplicar em sala de aula.

Essa é a segunda vez que o Projeto Trilhas é introduzido nas escolas da rede. A primeira vez ocorreu em 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Junior Matuto. Desta vez, o número de estabelecimentos de ensino contemplados aumentou e o quantitativo de alunos também. A ação, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, vai potencializar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas por meio do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê, entre outras coisas, o letramento das crianças até os oito anos.

Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Junior, destacou a importância do projeto para a formação da garotada. “Essa é uma ferramenta que vai ajudar bastante a nossa missão de alfabetizar as crianças na idade certa. Estamos felizes de realizar essa distribuição as 16 escolas que possuem o maior quantitativo de estudantes matriculados no 1.º ano porque temos certeza que a qualidade do aprendizado vai aumentar significativamente”, disse.

Além de beneficiar os estudantes, o Projeto Trilhas ainda contribui para a formação continuada de professores da rede. Os docentes serão capacitados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Os educadores do 1º ao 5º ano terão a oportunidade de se inscrever em cursos online promovidos pelo Instituto Natura – idealizador do projeto.

A gestora da Escola Municipal Agamenon Magalhães, no Fragoso, Sônia Maria Aires, ficou animada com a chegada do projeto na rede. “Lá na escola temos cerca de 50 alunos matriculados nas turmas de 1º ano. Esse projeto vai potencializar nosso trabalho de alfabetização e estimular ainda mais o aprendizado”, assegurou.

Outras unidades de ensino também foram contempladas com o projeto, entre elas, Escola Municipal Paulo Freire, no Janga; Escola Municipal São Bento, Arthur Lundgren I; Escola Municipal Susie Regis, na Jaguarana; Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, em Pau Amarelo, entre outras.

HISTÓRIA – O TRILHAS de Leitura teve início em 2009, mas foi em 2011 que ganhou notoriedade ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como um projeto educativo eficaz para ser implementado no ano de 2012 como política pública, junto às metodologias e projetos de alfabetização já desenvolvidos nas escolas públicas. Em 2013, o foco passou do incentivo ao aperfeiçoamento do uso dos materiais TRILHAS, com o propósito de fortalecer o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, escrita e oralidade.