PAULISTA > Notícias > Em Maranguape I, Junior Matuto destaca ações governamentais em prol da segurança da população

Gabinete do Prefeito | 22/04/2016

Percorrendo diversas comunidades para prestar contas dos três anos de gestão, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve nesta quinta-feira (21.04), feriado de Tiradentes, em Maranguape I. O gestor municipal aproveitou a presença de muitos moradores para falar sobre o trabalho da administração pública no bairro.

Destaque para as ações que estão transformando Maranguape I em um lugar ainda seguro para morar. Graças à implantação de projetos ligados a segurança pública, o bairro tem reduzido a cada dia os índices de violência e criminalidade. As iniciativas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil.

Nesse sentido, a atual gestão criou o Centro Integrado de Segurança (CIS). O serviço funciona com uma Central de Videomonitoramento composto por 15 câmeras e tem o suporte de um programa de Motopatrulhamento com dez motos e 20 PMs – batizado de Garupa. A estrutura operacional é resultado de uma parceria firmada pela Prefeitura do Paulista e a Secretaria de Defesa Social, através do 17.º Batalhão da Polícia Militar.

O CIS faz parte do Programa Paulista Segurança Conectada, que atua na Praça Emílio Russel com um micro-ônibus para o videomonitoramento e rondas da PM e da Guarda Municipal. O trabalho de monitoramento cobre, entre outras áreas, os bairros do Centro, Maranguape I, Maranguape II e Jardim Paulista Baixo. Os pontos de entrada da cidade também são acompanhados pelo sistema.

O prefeito também citou outras ações governamentais no bairro, a exemplo da instalação de nova iluminação pública nas principais vias do comércio e nos corredores viários, desassoreamento do Canal Sítio do Jorge e a inauguração de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

E revelou que a reforma da Policlínica Josino Guerra, localizada na Praça Emílio Russel, está na fase final. A obra será entregue à população num prazo de 30 dias. Essa vai ser a 31° revitalização de unidade de saúde na cidade. Nesse setor, a prefeitura também já construiu seis novos postos de saúde e implantou programas como o Remédio em Casa e Segue Cuidando.

O encontro desta quinta (21) em Maranguape I foi organizado pelo líder comunitário João Victor.

BALANÇO – Além das ações na comunidade, unior Matuto tem apresentado um conjunto de programas e projetos que estão transformando a vida dos paulistenses.  Na área da infraestrutura urbana, a prefeitura tem trabalhado para realizar o sonho de muitas famílias, com o calçamento, pavimentação e revestimento asfáltico de quase 60 vias. Destaque ainda para a contenção do avanço do mar na orla com o bagwall (R$ 28 milhões), desassoreamento do Rio Paratibe (R$ 26 milhões), duplicação da PE-01 e Ponte do Janga (R$ 16 milhões) e construção do Mercado de Paratibe (R$ 12 milhões).

A Educação também vem recebendo grandes investimentos do poder público municipal. Na reforma de 12 unidades de ensino, a prefeitura investiu cerca de 2,3 milhões. Os estabelecimentos de ensino ganharam oito mil novas bancas. Os estudantes estão indo estudar com novos fardamentos (bermuda, calça, camisa malha fria, tênis/alpargatas) e kits escolares.