PAULISTA > Notícias > Jovens do Paulista são contemplados com o Projeto Atletas da Cidadania

Segurança e Mobilidade | 20/04/2016

Jovens do Paulista são contemplados com o Projeto Atletas da Cidadania

Cerca de 100 alunos da rede municipal do Paulista lotaram a Praça Emílio Russel, em Maranguape I, na tarde desta quarta-feira (20.04). Na ocasião, os estudantes participaram do lançamento do Projeto Atletas da Cidadania, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil. O projeto, que é mais uma novidade no município, tem o intuito de tornar os jovens da cidade protagonistas na política municipal de prevenção à violência e ao uso de drogas.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, a iniciativa tem duas vertentes: elaborar o Plano Municipal de Prevenção Contra a Violência de Crianças e Adolescentes, e junto a isso, ativar a implantação do Projeto Atletas da Cidadania no município. “Nosso foco são os jovens, que atualmente, são as maiores vítimas de violência em todo o país. Queremos ocupar esses adolescentes e tira-los do ócio, através da prática de esportes e de atividades que fortaleçam e estimulem o crescimento pessoal de cada um”, explicou.
Quem também compareceu ao evento e estava bastante animado com a chegada do “Atletas da Cidadania” foi o aluno Washington Luiz, 18 anos de idade. “Através dessa ação vamos incentivar os nossos jovens a seguirem o caminho do bem. Eu, assim como todos os alunos, estamos ansiosos para que comecem logo as aulas. Só temos a agradecer ao prefeito por nos presentear com esse projeto”, completou.
O vice-prefeito Jorge Carreiro, que também esteve no local, falou porque o bairro de Maranguape I foi o escolhido para dar inicio a ação. “Escolhemos essa comunidade por se tratar de um local que abriga um grande número de escolas municipais e conseqüentemente um maior número de adolescentes. Estamos começando de forma pioneira aqui, mas nosso intuito é levar a ação por todos os bairros do Paulista”, disse.
Jorge Carreiro ressaltou ainda a importância do projeto para o município. "Essa iniciativa é de uma importância sem igual para Paulista, pois além do nosso intuito de conscientizar os jovens sobre as conseqüências que o uso das drogas e da violência trazem, vamos formar cidadãos responsáveis por construir o futuro da nossa cidade”, finalizou.
Os interessados em participar do programa devem comparecer ao Campo da Aviação, localizado no bairro de Maranguape I, nesta segunda-feira (25.04), a partir das 14h, para realizar a inscrição. A iniciativa tem o apoio do governo do estado e do Ministério da Justiça.
Sobre o projeto - Com uma proposta socioeducativa, a ação vai beneficiar 90 adolescentes, alunos da rede municipal do Paulista, com idades entre 12 e 19 anos. Os jovens participarão de aulas práticas de futebol e de palestras sobre temas importantes como prevenção às drogas, sexualidade, gênero, ética e cidadania, além de cursos de inglês e espanhol. As aulas vão acontecer quatro vezes na semana, sendo dois dias destinados às aulas práticas e os outros dois voltados às palestras. A iniciativa também disponibilizará aos alunos, os materiais didáticos e esportivos e os uniformes para as atividades.