PAULISTA > Notícias > Olhar Paulista totaliza entrega de 630 óculos a alunos da Rede Municipal

Saúde | 09/03/2018

Olhar Paulista totaliza entrega de 630 óculos a alunos da Rede Municipal

Por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação do Paulista, mais uma edição do programa Olhar Paulista foi realizada na manhã desta sexta-feira (09.03). Desta vez, 64 óculos foram entregues a alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, o programa já entregou 630 óculos para os estudantes que passaram por uma triagem que identificou a necessidade do uso do acessório, com o objetivo de ajudar os alunos que têm dificuldade no aprendizado por problemas na visão. O evento aconteceu na escola Academia Maria Leopoldina, no bairro de Maranguape II e contou com a participação dos vereadores Evanil Belém e Fabiano Paz.

Além da entrega dos óculos, a ação contou ainda com uma apresentação teatral de um telejornal, no qual foram detalhadas as ações do Programa Olhar Paulista, ressaltando que ele se tornou um modelo de sucesso para outras prefeituras. A ação contou ainda com a apresentação cultural do Grupo Atos de Resgate, integrado por alunos da rede municipal.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o programa é de grande importância para a educação do município, sobretudo por oferecer de maneira gratuita um atendimento oftalmológico para todas os cerca de 10 mil estudantes da rede, resultando em melhores condições de aprendizagem por meio da correção visual. Para a gestora, o programa tem cada vez mais se ampliando, e isso vem sendo medido por meio dos números de óculos entregues desde o início do programa no município.

“Esse programa tem tido um impacto muito grande na cidade, pois a gente conseguiu realizar em 2017 quase o dobro de consultas realizadas no ano de 2016. Com isso, a gente entende que o programa está sendo ampliado, que está crescendo, sempre atendendo aos escolares da rede de maneira integral”, explicou Bernart, ressaltando que já foram realizadas mais de mil consultas entre os alunos que se queixam de dificuldade na vista.

Dentre os beneficiados com esta nova entrega de óculos, estava a estudante Tarcila Tainá, de 13 anos, que estuda na Escola Municipal Rosa Amélia, no bairro do Janga. A adolescente contou que tinha dificuldade, e que ficou bastante feliz com o benefício. “Antes, eu sentia minha visão totalmente embaçada, agora estou vendo muito melhor do que antes. Isso vai me ajudar muito nos estudos. Eu tinha muita dificuldade de enxergar de longe, só conseguia enxergar de muito perto. Estou muito feliz, e agora vai ser só 10”, comemorou a jovem.

Presente no evento e realizando a entrega dos óculos, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, falou da importância do programa para melhorar o aprendizado e evitar a evasão escolar, por meio desse programa que para ele se traduz em reforçar o compromisso da gestão em cuidar das pessoas da cidade.

“Nosso compromisso com a cidade não é somente com obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas e macrodrenagem, mas é principalmente com as pessoas, pois como diz em um de nossos slogans: ‘Cuidando da Cidade, Trabalhando pra você’, isso quer dizer que a prefeitura também tem a sensibilidade de cuidar das pessoas. E o Olhar Paulista não é somente uma entrega de óculos, mas sim, um investimento na educação e no futuro das crianças que têm muito a contribuir com a cidade, com Pernambuco e com o Brasil”, concluiu Matuto.

Fotos: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista