Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Ler para o bebê estimula o desenvolvimento do cérebro e o hábito da leitura

Educação | 28/07/2016

Ler para o bebê estimula o desenvolvimento do cérebro e o hábito da leitura

Compartilhe esta notícia:

O hábito de ler em voz alta durante a gestação pode ser a primeira forma de estimular a fala do seu filho. Além disso, este costume serve para ajudar no desenvolvimento emocional.


 


Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados ainda na gestação, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.


 


Uma pesquisa recente apresentada durante encontro da Pediatric Academic Societies (PAS), em 2015, mostrou que o estímulo precoce muda a maneira como o cérebro processa as histórias, aumentando as chances de formar um leitor quando ficar maior.


 


Após o quarto mês de vida, a leitura pode ser associada a estímulos visuais, como figuras coloridas.  Nessa fase, que dura até cerca de 2 anos de idade, quando a criança começa a falar, é recomendado dar aos pequenos livros de pano ou de plástico, que podem ir à boca sem problema.


 


Além disso, de acordo com os fonoaudiólogos, mesmo antes de o feto nascer ele já consegue identificar a emoção das palavras ditas pela mamãe durante a leitura. Além disso, contatos sonoros dos pais com a criança, em tom harmonioso, como conversar, cantar e ler historinhas, ajudam a estabelecer um laço entre o bebê, a família e o ambiente externo.


 


 


 


Imagens: