Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Conheça algumas lições para aumentar a vida útil do seu carro

Mobilidade/Trânsito | 27/07/2016

Conheça algumas lições para aumentar a vida útil do seu carro

Compartilhe esta notícia:

Você sabe a diferença entre manutenção preventiva e corretiva? A manutenção corretiva trata-se de manutenção não periódica causada por falhas e erros. Já a preventiva é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção de forma constante e envolve programas de inspeção, reformas e reparos. Quando se trata de automóveis, optar pela manutenção preventiva faz toda diferença para um bom funcionamento do veículo.

Enquanto algumas pessoas cuidam do seu veículo como se fosse um filho, outras só param para prestar atenção quando percebem que há algo errado. Para aumentar a vida útil do seu carro é importante que ele não seja tratado como um objeto qualquer, mas como um bem que precisa de cuidados para funcionar corretamente e assim garantir a segurança dos passageiros. Para isso, conheça algumas dicas simples e úteis que devem prolongar a vida do seu automóvel e diminuir os custos de consumo e manutenção:

1. Óleo do motor

O óleo refrigera, limpa e lubrifica o motor. O ideal é verificar o manual do carro para saber suas especificações. Fique atento ao mostrador do painel e ao adesivo colado no para-brisa, que indica a data da próxima troca de óleo.

2. Pressão dos pneus

Trafegar com a pressão correta reduz o consumo de combustível, evita o superaquecimento que gera desgaste precoce e risco de acidentes. A pressão indicada varia de acordo com o modelo e o peso que o veículo carrega.

3. Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e balanceamento são procedimentos que devem ser realizados a cada 10.000 quilômetros, ou após a troca de pneus ou outros componentes. O procedimento previne que ocorra o desgaste irregular dos pneus e aumenta a segurança dos passageiros.

4. Água do radiador

Essa manutenção pode ser feita por você mesmo, com o motor frio e o veículo nivelado. A água deve estar entre o indicador mínimo e o máximo, se o volume estiver abaixo do nível recomendado complete com água normal. Tal procedimento deve ser realizado com muito cuidado, pois o reservatório de água pode conter vapores em alta pressão e causar queimaduras graves.

5. Manutenção de componentes do motor

Não trocar as velas, filtros de ar, óleo, e combustível no período recomendado pode resultar num consumo até 25% maior, além de desgaste excessivo. Em média, a troca das velas deve ser realizada a cada 20 mil quilômetros, o filtro de ar a cada 15 mil, o de combustível a cada 10 mil. O filtro de óleo deve ser trocado junto com o óleo do motor.

6. Freios

É importante realizar a manutenção de alguns itens periodicamente. Fluído do freio: a troca deve ser realizada a cada dois anos ou conforme recomendações do fabricante. Troca de pastilhas: em média, deve ser feita a cada 30.000 km.

7. Correia dentada

A correia dentada deve ser inspecionada por um profissional. Devem-se seguir as recomendações do fabricante. Geralmente, a previsão de troca é a cada 50.000 km.

8. Suspensão

A revisão do conjunto de suspensão deve ser feita a cada 30.000 km. Os sinais de que há problemas são ruídos e a falta de estabilidade nas curvas.

9. Bateria

Deve-se verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria. É indicado que as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria e alternador sejam verificados anualmente.

10. Utilize o giro do motor em níveis adequados

Transitar com o giro acima da marca vermelha do conta-giros ou muito abaixo pode provocar desgaste prematuro e quebra do motor e da transmissão. O recomendado é evitar tais situações, limitando a utilizá-las apenas eventualmente, como em ultrapassagens, no caso do giro alto.

Seguindo essas sugestões seu carro ficará sempre bem cuidado e com vida útil mais longa.

 

 


Imagens:

Compartilhe: