Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Em Paulista, moradores da Mirueira participam de oficinas sobre simulação de desastres

Defesa Civil | 30/11/2023

Em Paulista, moradores da Mirueira participam de oficinas sobre simulação de desastres

Encontro aconteceu na sede da associação de moradores do bairro

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista realizou, na tarde desta quinta-feira (30.11), quatro oficinas para moradores do bairro da Mirueira, foram elas: “O que é a Defesa Civil?”; “Fatores de Risco”; “Benefícios eventuais e modalidades de benefícios”; e “Simulado”. A atividade aconteceu na Associação de Moradores da Mirueira (AMMI) e antecede ao simulado de desastres que haverá no bairro, que está previsto para acontecer no dia 09 de dezembro. 


O intuito é o de preparar a população para o caso de eventuais desastres ocasionados por desabamentos, deslizamento de barreiras, dentre outros acidentes, para deixá-los atentos ao que deve ser feito antes da chegada do socorro.


Na ocasião, um dos moradores que compareceram e aprovou a iniciativa foi o porteiro Zilmar Mota de Barros, de 55 anos. “Isso com certeza vai contribuir muito para a nossa comunidade, pois nos ajuda a evitar diversos problemas e ajudar outras pessoas. Achei muito bom”, elogiou. 


Na primeira parte, os convidados ficaram sabendo sobre a definição da Defesa Civil, como um conjunto de ações de prevenção destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos sobre a população. Sobre os desastres, os técnicos explicaram tratar-se de eventos adversos que causam impactos na sociedade, podendo ser classificados como humanos ou naturais. 


Na ocasião, os moradores tomaram conhecimento sobre os fatores de risco e foram alertados que é preciso que eles saibam identificar quais são, como: árvores de grande porte em barreiras, fossas nos taludes, cortes indevidos nas barreiras, construções irregulares e lixo nas barreiras. 


Sobre os benefícios eventuais, eles foram informados sobre as políticas de assistência social, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos em situações adversas como: nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária ou calamidade pública. 


Por fim, todos ficaram sabendo sobre o objetivo do simulado, da importância de a comunidade estar capacitada e saber reconhecer os fatores de risco e ter ciência da área onde mora. 


“A expectativa é boa. é uma coisa muito nova, nunca foi feito em Paulista. Mas, acredito que as pessoas que vieram serão multiplicadoras. Semana que vem estaremos novamente na rua, faremos também uma apresentação para as crianças, através de uma capacitação de agentes mirins, com apresentação de mamulengo, do nosso mascote da Defesa Civil. É um trabalho de formiguinha, mas estamos levando muito a sério e, em primeiro lugar, a comunidade precisa saber como se auto proteger”, enfatizou a secretária executiva de Defesa Civil do Paulista, Cíntia Silva. 


Fotos: Wagner Santos / Prefeitura do Paulista


Imagens: