PAULISTA > Notícias > Em Paulista, merenda escolar é acompanhada por nutricionista e prestigia agricultura familiar

Educação | 18/08/2023

O objetivo é tornar a alimentação de 21 mil crianças da Rede mais atrativa e rica em nutrientes

Quanto mais colorida, mais saudável é a alimentação, e isso tem sido passado para as mais de 21 mil crianças da Rede Municipal de Ensino do Paulista, através do acompanhamento nutricional criado pela Secretaria de Educação. Todas as unidades escolares, entre creches e escolas, estão recebendo a merenda supervisionada pelo projeto Educação Alimentar que elabora cardápios diferenciados e orienta as merendeiras sobre criatividade e aproveitamento dos alimentos.

Além disso, os estudantes matriculados têm um motivo a mais para saborear a merenda oferecida pela Secretaria de Educação da cidade. A gestão municipal adotou o Programa de Agricultura Familiar e passou a incluir frutas e verduras no cardápio. Os produtos são cultivados pelos agricultores do próprio município e livres de agrotóxicos. Laranja, banana prata, abacaxi, pimentão e tomate fazem parte da alimentação.

Nesta sexta-feira (18.08), a Escola Municipal Maria das Neves recebeu alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar. O objetivo é tornar a alimentação mais atrativa, rica em nutrientes e prover refeições diárias para cerca de 345 alunos desta unidade.

Segundo a nutricionista responsável técnica da Secretaria de Educação, Sirley Taciana dos Santos, o cardápio segue a orientação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), composto de proteínas, carboidratos, lipídios, sódio e vitaminas. “Com isso, elaboramos um cardápio bastante variado, com refeições que vão desde o tradicional feijão com arroz e carne, passando pelo cuscuz, e até cozido”, revela. A refeição também inclui sucos e frutas.

Os gêneros alimentícios chegam de acordo com o tipo e a validade: os não-perecíveis a cada 30 dias, as proteínas a cada 15 dias e os hortifrútis a cada sete dias. “O mínimo de 30% dos hortifrútis vem de agricultores do município (agricultura familiar), o que beneficia a economia local”, afirma a gerente de Alimentação Escolar Anna Christina Santana.