PAULISTA > Notícias > Passeio ciclístico alerta população para a importância do combate à Dengue e Chikungunya em Paulista

Saúde | 19/03/2015

Com a proposta de chamar a atenção dos moradores da cidade para a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura do Paulista promove, neste sábado (21.03), o 1º Passeio Ciclístico de Conscientização à Dengue e Chikungunya. O evento, que ocorre na orla do município, terá início às 7h30, no bairro do Janga. A saída acontece no trecho da Av. Beira-mar que fica por trás da antiga Pizzaria do Gordo. Os ciclistas farão um percurso de cinco quilômetros seguindo até o Forte de Pau Amarelo.

Na concentração, que ocorre a partir das 6h, os participantes poderão contar com um kit lanche (frutas, pães, sucos) e serviços de saúde, como aferição da pressão arterial e orientações sobre bem-estar. Haverá também uma ação de panfletagem comandada pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s).

Após o percurso, os ciclistas poderão participar de sorteios de bikes e assistir a apresentações teatrais sobre prevenção às doenças. No local, haverá, ainda, distribuição de brindes para o público. Essa é a primeira vez que o Governo Municipal realiza um evento desta natureza. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria de Saúde.

Os interessados em participar do passeio ciclístico têm até esta sexta-feira (20) para garantir a vaga. O procedimento pode ser feito em três locais diferentes: na sede da Secretaria de Saúde (departamento de Vigilância à Saúde – Rua Cleto Campelo, nº 59, Centro); Loja Janga Bike (Av. Cláudio Gueiros Leite, próximo ao Supermercado Kenedy); e Loja Sonic Bike (Av. Cláudio Gueiros Leite, próximo à entrada do Conjunto Beira mar).

Além da entrega de dois quilos de alimentos, que serão posteriormente doados pela prefeitura a uma instituição do município, os interessados devem preencher um termo de compromisso garantindo o uso dos equipamentos de proteção necessários. No sábado, antes da saída, serão entregues os kit’s participação, composto por boné, garrafa para água, colete e bolsa.

Saldo positivo – Em Paulista, o trabalho de combate à Dengue e Chikungunya foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos três melhores da Região Metropolitana do Recife. Em recente publicação, o Governo Federal, o município apresenta índice satisfatório de casos da doença entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015, ficando, inclusive, fora da relação de cidades que possuem algum tipo de risco para a ocorrência de epidemias ou em situação de alerta.