Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > População preenche vagas para o curso de Libras no primeiro dia de inscrição em Paulista

Educação | 07/02/2019

População preenche vagas para o curso de Libras no primeiro dia de inscrição em Paulista

Compartilhe esta notícia:

A procura foi grande no primeiro dia das inscrições para o curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) oferecido pela Secretaria de Educação do Paulista.  As 138 vagas para os módulos Básico, Intermediário e Avançado foram preenchidas nas primeiras horas desta quinta-feira (07.02). Logo cedo uma fila já havia se formado com dezenas de pessoas que vieram de várias localidades do município.

Uma dessas pessoas foi o servidor público Daniel Salvino, 28 anos. Ele foi um dos primeiros a chegar no Centro de Formação, na Aurora, no Centro, para efetuar a matrícula na modalidade Básico I. Ele disse que a formação em Libras vai contribuir para a comunicação com os surdos. “Acho importante fazer esse curso porque vou aprender a ajudar essas pessoas. Precisamos nos doar e compartilhar nosso conhecimento. Tenho uma avó surda e meu maior desejo é compreender o mundo dela”, concluiu.

Já o estudante Cleiton José da Silva, 19 anos, viu no curso de Libras uma oportunidade de crescimento na empresa onde trabalha. Ele que está cursando o nível Avançado I disse que o aprendizado em outra língua é um diferencial além de ajudar às pessoas com deficiência. “Tenho um irmão surdo isso me motivou mais ainda para aprender a língua. É preciso trabalhar para inclusão da comunidade surda”.

A coordenadora de Educação Especial do Paulista, Bernadete Brandão, disse que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais em quebrar a barreira de comunicação entre os ouvintes e a comunidade surda. “Um dos maiores problemas dos surdos é a dificuldade de se comunicar e de ser compreendido. Então, quanto mais as pessoas descobrirem e aprenderem sobre o mundo do silêncio isso vai somar e contribuir para a inclusão deles. A língua de sinais também tem sido uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, frisou.

O curso de Libras faz parte do Programa EducaLibras, através da Coordenação de Educação Especial. O início do curso está previsto para o dia 18 de fevereiro, no Centro de Formação, que fica na Rua Edson Borges, s/n, na Aurora, no Centro. As aulas acontecerão em dois horários pela manhã: das 8h às 11h e à tarde: das 13h30 às 16h30. 


Imagens:

Compartilhe: