PAULISTA > Notícias > Escolas do Paulista vivenciam a Semana da leitura

Educação | 16/10/2018

Escolas do Paulista vivenciam a Semana da leitura

A leitura abre muitos caminhos. Com esse pensamento e olhando para o futuro, a Secretaria de Educação do Paulista está promovendo a Semana Municipal da Leitura, que teve início nessa terça feira (16) e segue até a sexta-feira (19.10). As unidades de ensino da cidade irão desenvolver varias atividades em cima do tema, como a que ocorreu nesta tarde na Escola Municipal Amaro Alexandrino, em Paratibe.

Na ocasião, a garotada do 3º e 4º ano fez apresentação teatral, encenando uma peça baseada no poema “Leilão de Jardim”, de Cecilia Meireles, e reproduziram o primeiro ato do livro “Hoje é dia do abraço”, de Caio Riter. Já os alunos do 5º ano apresentaram o cordel “A saga de José”, que foi desenvolvido pelos próprios estudantes, a partir da leitura do tema exploração infantil.

“Eu acredito que não é simplesmente ler, quando se faz um projeto desse tipo muitas outras coisas acontecem, abrindo vários leques como o ato de ser critico, a forma de ver o mundo, de querer criar e de perceber que não é difícil escrever”, argumentou a supervisora do Amaro Alexandrino, Sandra Alves. A educadora fez questão de participar das atividades ao lado dos estudantes.

Com a semana da leitura, os alunos estão tendo a oportunidade de colocar na pratica o que tem visto nos livros e estudado em sala de aula. O professor do 4º ano, João Paulo Marcolino, descreve o impacto que a leitura pode causar na vida dos alunos “Através da leitura é que a criança vai poder entra nessa dimensão, da própria leitura, do conhecimento linguístico, ampliar seu conhecimento tanto no mundo real como no ficcional, na fantasia” falou.

Com o incentivo, e criando hábitos para ler e se expressar, é possível desenvolver ainda mais o aluno. O estudante do 5º ano, João Vitor dos Santos, de 11 anos, conta o que aprende com leitura e porque gosta de ler. “A professora ensina a gente ler, e lendo ensina também a pontuação. Eu não sabia ler direito, por isso, é bom ter o hábito da leitura porque a pessoa aprende mais”, comentou.