PAULISTA > Notícias > No Paulista, plantão auxilia quem se envolve em acidente de trânsito

Mobilidade/Trânsito | 04/10/2018

No Paulista, plantão auxilia quem se envolve em acidente de trânsito

Nos casos de pedestres ou motoristas se envolverem em acidentes de trânsito nas vias municipais, a Prefeitura disponibiliza o serviço do “Plantão de Acidentes”, canal criado pelos gestores da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais para agilizar o atendimento imediato. A comunicação deve ser feita pelo número (81) 9. 9942-1363.

Quando acionada, a Prefeitura trata de enviar efetivos de trânsito para dar o suporte necessário aos acidentados. Os servidores municipais fazem o isolamento da área e, em seguida, recolhem todas as informações dos envolvidos e as circunstâncias do acidente. Se necessário, também acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e o Instituto de Criminalística (I.C).

Para facilitar a vida dos agentes de trânsito, é importante que a denúncia fique bem esclarecida, com informações da localidade, quantidade de vítimas e a gravidade do acidente. Na ocasião, o cidadão também poderá dar entrada no Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), documento necessário para a solicitação do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Se você presenciar ou se envolver em um acidente de trânsito nas rodovias estaduais (PE-01, PE-15, PE-22), a comunicação deve ser feita com as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), órgão da Policia Militar (PM) que atende pelos telefones 190 ou 198. Por fim, se o fato acontecer nas rodovias federais (BRs), o contato deve ser feito com a Polícia Rodoviária Federal, discando 191.