PAULISTA > Notícias > Moradores da Jaguarana, em Paulista, recebem ação integrada de cidadania

Políticas Sociais | 18/08/2018

Moradores da Jaguarana, em Paulista, recebem ação integrada de cidadania

“Vim aqui para fazer a 2ª via do meu registro de nascimento. Se eu fosse a outro lugar teria que pagar por isso. Aqui fui muito bem atendida e tudo de graça”, essas foram as palavras da dona de casa Eduarda Andrade, 23 anos, que esteve presente à Ação Integrada de Cidadania, que aconteceu na Escola Municipal Susie Régis, na Rua São Bernardo, no bairro da Jaguarana, em Paulista, neste sábado (18.08).

A ação contou diversos serviços de utilidade pública oferecidos pelas secretarias de Saúde, Educação, Mobilidade e Administração das Regionais, Políticas Sociais e Executiva de Políticas para as Mulheres, além de nove secretarias do Governo do Estado.

Na ocasião, o público teve a oportunidade de efetuar o cadastramento e recadastramento do Bolsa Família/CadÚnico, Carteira Interestadual do Idoso, Vem Livre Acesso, Encaminhamento de 2ª Via de Certidão de Nascimento, Orientações para Concessão de BPC, Cartão SUS, testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão e testes de glicose. No local, a população pôde participar de oficinas, palestras educativas e atividades de mediação de conflitos.

Presente à ação integrada de cidadania, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado Clóvis Benevides disse que a iniciativa garante os direitos básicos dos cidadãos. “Todo dia é dia de cidadania. Aos sábados, onde algumas pessoas não têm tempo para resolver as coisas porque trabalharam a semana inteira. Aproveitam esse dia para tirar um documento, fazer um exame de glicose. Então a Prefeitura e o Governo do Estado organizam esse conjunto de atividades para ampliar os serviços e  investir nas pessoas”, disse.

“É uma grande alegria para mim. É um privilégio ter parceiros como o Governo do Estado. Um dia ímpar que está dando dignidade para a vida das pessoas com essa ação. A gente consegue ver no semblante das pessoas como se dissessem: eles sabem que eu existo e agora estão cuidando de mim”, enfatizou o prefeito do Paulista Junior Matuto.