PAULISTA > Notícias > Merendeiras do Paulista aprendem a processar alimentos saudáveis em oficina de qualificação

Educação | 19/07/2018

Uma boa alimentação é essencial para avanços no processo de aprendizagem. Considerando a importância das merendeiras, a Secretaria de Educação do Paulista oferece encontros semestrais com vivências formativas, para manter a qualidade das refeições da garotada. Nesta quinta-feira (19.07), o encontro aconteceu no Centro de Formações de Professores Kennedy, localizado na Aurora. O curso foi dividido em dois turnos para contemplar a áreas do Centro e Praias. Cerca de 120 merendeiras participaram da iniciativa que vai servir de preparação para o segundo semestre do ano letivo de 2018.

Na ocasião, foi apresentada uma nova proposta de receitas nutritivas, que irão valorizar os alimentos que vem da terra, como batata doce, fubá, dentre outros. A equipe de nutrição da pasta apresentou receitas com alimentos naturais, que levam um toque gourmet deixando-as mais saborosas, garantindo o valor nutricional. As profissionais puderam degustar as novas receitas, além de vivenciar momento de aprendizagem e troca de experiências.

“Nós fazemos o estudo de receitas nutritivas de acordo com a realidade dos alimentos que temos, procurando trazer o que temos na nossa terra. Desenvolvemos um bolo de batata doce, com fubá, pensando naqueles que possam ter tolerância ao glúten. Além disso, são alimentos com carboidratos complexos que não fazem mal para a saúde. Esse trabalho tornou-se possível porque as cozinhas escolares receberam novos equipamentos que possibilitam a diversificação no cardápio”, explicou a gerente de nutrição da pasta, Ana Patricia Lima.

A merendeira Inaldete da Silva, uma das participantes da oficina, comenta como é importante ter estrutura para preparar a merenda escolar. “É bom ter o nosso espaço, e autonomia para preparar a comida do nosso jeitinho.  Eu cozinho com muito amor, como se estivesse cozinhando na minha casa, para os meus filhos. Muitas crianças não gostam de verduras ou legumes, por isso tenho o cuidado de forma liquidifica-los, com todo carinho para que as crianças se alimentem bem”, afirmou.

As merendeiras também vão concorrer ao Prêmio Merendeira Nota 10. A campanha foi criada pela secretaria de Educação para valorizar as profissionais. As exigências do prêmio vão avaliar o desempenho, tratamento com os estudantes, disciplina com horários, dentre outros requisitos.