PAULISTA > Notícias > Prefeitura e Igreja começam a definir programação de emancipação da cidade

Cultura | 17/07/2018

Prefeitura e Igreja começam a definir programação de emancipação da cidade

Para marcar as comemorações dos 83 anos de emancipação do município do Paulista, dia 4 de setembro, aconteceu na manhã desta terça-feira (17.07), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura a primeira reunião entre gestores municipais e representantes da Igreja Católica.

O Padre Charles Araújo, vigário da Igreja Matriz de Santa Isabel, informou que Paulista tem registro de ser o mais antigo município adorador da Nossa Senhora dos Prazeres. Para marcar os 400 anos de adoração, que será completado em 2019, a paroquia está organizando uma programação estendida, que culminará no próximo ano, marcando a data da chegada da imagem da Santa no município.

“ O diferencial este ano é que vamos envolver todas as paroquias da cidade nos festejos. A cada dia vamos escolher uma igreja para ser a noite da festividade. Também serão convidados os diversos segmentos sociais da cidade, como o segmento da educação, com os professores, alunos, gestores escolares. Convidaremos os médicos, enfermeiros, agentes de saúde; comerciantes e demais profissionais do município, para participarem da programação, que terá início dia 24 de agosto até 4 de setembro, com a festa da Padroeira no dia do aniversário da cidade”, informou o Padre Charles, adiantando que a procissão acontece dia 2 de setembro, saindo do colégio Paroquial de Paratibe.

A programação profana também está sendo pensada, com a montagem de um palco em frente à Igreja Matriz, na Praça Agamenon Magalhães, no Centro da Cidade.  “Como todo ano acontece, por determinação do Prefeito Junior Matuto, nós nos reunimos com os representantes da Igreja Católica para organizar a programação de comemoração da emancipação do Paulista, junto com as festividades em homenagem à nossa Padroeira. Pelo que foi apresentado aqui, este ano, a festa vai ser muito especial, com o envolvimento de toda a comunidade paulistense, que será convidada a participar dos eventos religiosos, culminando com toda a manhã da programação do dia 4 de setembro. Tenho certeza que este ano vai ser muito especial nossa festa”, avaliou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura,Fabiano Mendonça.