PAULISTA > Notícias > Projeto Educa Libras lança II Mostra de Conhecimentos no Paulista

Educação | 18/06/2018

Projeto Educa Libras lança II Mostra de Conhecimentos no Paulista

Temas de vestuário, expressão corporal e assuntos domésticos marcam o lançamento da II Mostra de Conhecimentos do Projeto Educa Libras, na tarde desta segunda-feira (18.06). A atividade foi realizada com o objetivo de avaliar os estudantes da Língua Brasileira de Sinais, do curso proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação do Paulista. A culminância aconteceu na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro.

Na oportunidade, os cursistas dos módulos básicos 1 e 2 compartilharam  o que aprenderam no decorrer do curso para os estudantes. Ao mesmo tempo, passaram por uma avaliação que faz parte do processo para alcançar a certificação do curso. A mostra vai acontecer até a próxima quinta-feira (21.06), nos horários da manhã e da tarde. No total, 10 turmas irão se apresentar.

O aluno do curso básico 1, Francisco Ferreira, de 36 anos, comentou a própria experiência na Mostra. “É uma oportunidade de estreitar laços, trocar conhecimentos. Assim, podemos entender melhor e manter incluídos o público dos surdos. Criando pontes ao invés de muros. É um universo maravilhoso, que não se traduz com um som diferente, que só é possível escutar bem com o coração”, afirmou ele, que também atua como professor de Filosofia.

“É importante que os alunos tenham esse contato com os surdos. A partir dessa experiência, vamos sentir a evolução de cada um em relação ao que foi aprendido. É essencial transmitir o conhecimento para outras pessoas, ao invés de guardar para si. Além disso, nós vamos poder observar para ajustar o que for necessário” concluiu a professora do curso, Ana Karolina da Silva.

A coordenadora de Educação Especial do Paulista, Bernadete Brandão, explicou a proporção dessa atividade para a rede municipal de ensino. “O intuito é despertar nos estudantes o interesse de aprender essa língua, através dessa atividade, além de fortalecer a nossa segunda língua oficial, aumentando o nível de inclusão dos estudantes surdos da rede municipal de ensino”, concluiu.