PAULISTA > Notícias > Equipes de saúde do Paulista intensificam combate à dengue e outras endemias no Cemitério Campo Santo São José

Saúde | 08/05/2018

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (08.03) uma grande operação com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aeds Aegypti, no Cemitério Campo Santo São José. Além de intensificar a luta contra o inseto que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, a iniciativa foi voltada ao combate de roedores e escorpiões.

Na ocasião, os agentes de combate a endemias da cidade vistoriaram a área interna do cemitério, no intuito de identificar possíveis recipientes com água acumulada. Todos os vasos, floreiras, estátuas e porta velas passaram por um processo de limpeza e dedetização, garantindo a prevenção de enfermidades no local.

Um dos coordenadores da iniciativa, João Cabral de Mendonça, salientou que a população tem um papel fundamental na construção de um ambiente íntegro para visitações. “Tudo fica mais fácil quando a população age em conjunto com o poder público. Estamos aqui hoje para monitorar e reparar os locais que possam oferecer risco a saúde dos que visitam seus entes queridos. Porém, é de grande importância que essas mesmas pessoas colaborem conosco, evitando o descarte de recipientes que ajudem a concentrar água”, frisou.

A agente de endemias, Ana Paula de Carvalho, passou algumas dicas para ajudar na preservação do Campo Santo São José. “Aconselhamos as pessoas a não trazerem vasos que represem águas para cá, essa prática contribui com o aumento dos focos de mosquito. Nesse caso é interessante a substituição por flores artificiais. Não deixa de ser uma homenagem e com certeza trará menos riscos á saúde alheia”, destacou.

Além desse trabalho realizado pela Saúde, o cemitério tem recebido ações da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, que consistem na capinação, retiradas de materiais, podação e varrição. Tudo para garantir maior comodidade aos visitantes do local.