Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Maria da Penha Vai à Escola premia os destaques do ano 2017

Direitos e Saúde da Mulher | 07/05/2018

Maria da Penha Vai à Escola premia os destaques do ano 2017

Compartilhe esta notícia:

“Passei várias semanas estudando porque eu sabia que ia ser muito difícil, já que havia uma grande concorrência. Fui levando meus textos para os professores no decorrer das aulas e eles iam me dando dicas e dizendo onde deveria mudar e assim consegui conquistar o primeiro lugar”. Esse é o relato do aluno, Rodrigo Fernandes, de 13 anos, que conquistou a maior nota de redação entre os concorrentes do Maria da Penha Vai à Escola, e levou para casa, na manhã desta segunda-feira (07.05), um notebook para auxiliar os estudos.

A solenidade, que faz parte de uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Educação da cidade, aconteceu no bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro do Paulista. Durante o evento 25 prêmios foram entregues, contemplando professores, estudantes e escolas da rede local de ensino, entre eles, um notebook, tvs, celulares e bicicletas.

A professora da educação infantil, Andreia Bayer, explicou o que sente ao ver essa vitória dos seus alunos. “É muito satisfatório porque a gente não vê só nosso trabalho, mas também o desenvolvimento de cada aluno, de acordo com o que eles aprenderam e frutificaram com o próprio desempenho”. Ela ainda falou como foi a dinâmica em sala. “Primeiro a gente conversou o que era a Lei Maria da Penha, para eles entenderem sobre o assunto e muitos relataram situações vivenciadas em casa. Depois de toda a conversa fizemos uma paródia e dela desenvolvemos uma peça teatral”.

Segundo o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, o programa é um sucesso pela forma que a temática é abordada. “É um trabalho gratificante, bastante proveitoso e nós identificamos os avanços até na fala desses alunos. Eles começam a entender melhor a Lei Maria da Penha que, infelizmente teve que ser regulamentada, para que houvesse mais respeito de alguns homens com as mulheres. Além de regulamentar, temos que trabalha-la e juntas a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Educação estão levando de maneira lúdica, para as escolas, o conhecimento dessa lei fazendo com que as crianças aprendem e repassem as informações e penalidades para a família”.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, ressaltou a iniciativa. “É uma satisfação enorme estarmos aqui entregando a premiação da edição 2017 e no lançamento da edição 2018. É um programa que é fundamental, pois através dele, estamos envolvendo a comunidade escolar no enfrentamento à violência contra as mulheres e ao mesmo tempo criando um novo conceito de sociedade para o futuro, onde meninos e meninas, com certeza, irão ter mais respeito e prezarão pela igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros”.

Com a criação do prêmio, Paulista se tornou o primeiro município de Pernambuco a desenvolver uma iniciativa que busca propagar a mensagem de igualdade de gênero e não à violência contra a mulher nas unidades de ensino.


Imagens:

Compartilhe: