PAULISTA > Notícias > Campanha sensibiliza população sobre o descarte correto do lixo nas praias do Paulista

Meio Ambiente | 28/10/2017

Uma campanha para sensibilizar a população sobre o descarte correto do lixo nas praias foi lançada na manhã deste sábado (28.10) em Paulista, na Região Metropolitana. Quem passou pela Orla do Janga percebeu que homens da prefeitura cuidavam da limpeza do calçadão e da faixa de areia, enquanto arte educadoras realizam um trabalho educativo com os banhistas, comerciantes e moradores. A ideia do Praia Limpa foi chamar a atenção para a importância de cuidar do meio ambiente, jogando o lixo na sacolinha do projeto. O trabalho faz parte das ações consideradas estratégicas da gestão do prefeito Junior Matuto.

Frequentadora da praia do Janga, a operadora de caixa, Edilza Nunes, aprovou a iniciativa. “É muito bom saber que a nossa praia está sendo bem cuidada. Eu mesma adorei a sacolinha porque quando trago a minha filha pra praia sempre ficou pensando onde deixar o lixo. Achei muito bacana mesmo”, comentou. O vendedor José Carlos Neves, 43 anos, foi além. “A prefeitura está de parabéns porque sempre limpa a praia, mas a população ainda não está civilizada. É preciso saber que aqui não é lugar de sujeira. Se todo cuidar será muito bom”, argumentou.

O coordenador da campanha Praia Limpa, o secretário-executivo de Serviços Públicos, Jaime Domingos, disse que esse trabalho só terá êxito quando a população estiver engajada. “Estamos mobilizando quem frequenta as nossas praias para colaborar com a campanha, descartando o lixo de forma correta. Temos convicção que esse é o primeiro passo para que no futuro tenhamos uma geração mais consciente e cuidadosa com o meio ambiente”, destacou.

Além de distribuir as sacolinhas da campanha, as arte educadoras da prefeitura também estão atentas às crianças que estão curtindo a praia. A garotada está recebendo pulseirinhas de cores distintas para não se perder dos pais. Para evitar que isso aconteça, a Orla foi dividida em dez trechos por bandeiras coloridas, onde cada local tem a sua tonalidade correspondente.

A expectativa é de que o Praia Limpa continue pelos próximos quatro finais de semana, contemplando os 14 km de litoral da cidade. Além da zona costeira, o trabalho contempla as vias de acesso à Orla. Nesses locais, a gestão municipal realiza diversos tipos de serviços, como remoção de entulho, varrição, pintura de meio fio, entre outros.