PAULISTA > Notícias > Prefeito agradece o engajamento dos professores com a educação em Paulista

Educação | 27/10/2017

Prefeito agradece o engajamento dos professores com a educação em Paulista

O Teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, ficou lotado nesta sexta-feira (27.10) durante um encontro que reuniu mais de 400 professores da rede de ensino do Paulista. A abertura do evento, intitulado vivencia formativa, foi conduzida pelo prefeito Junior Matuto e pelo secretário de Educação Carlos Junior. Os gestores municipais aproveitaram ao dia de homenagem para agradecer o engajamento dos colaboradores do setor junto ao alunado e a comunidade escolar, o que tem resultado na melhoria dos indicadores do município na educação básica.

“Não adianta a gente contratar o melhor atacante e esquecer de reforçar a zaga porque, assim, o time vai perder o jogo. A mesma coisa acontece com a educação. Não adianta fazer investimentos em programas, revitalizar escolas e se não houve o engajamento dos professores. Afinal, são eles que, em parceria com os nosso colaboradores da secretaria, fazem o nosso município conquistar tantos avanços. Saio desse evento muito feliz por saber que a nossa rede municipal tem uma equipe de docentes tão compromissada”, enalteceu o prefeito Junior Matuto.

Na mesma linha de raciocínio, o secretário de Educação, Carlos Junior, fez questão de frisar que o trabalho conjunto, envolvendo o corpo técnico da gestão e os professores, já conseguiu elevar os indicadores da educação. “Já tivemos um resultado muito positivo numa avaliação externa estadual, onde ficamos em 1º lugar nos Anos Finais e 4º lugar nos Anos Iniciais em relação aos demais municípios da Região Metropolitana. Esse indicador ficar ainda melhor se o recorte for feito em relação às cidades da área Norte da RMR, quando permanecemos na liderança e avançamos para o segundo lugar nos Anos Iniciais”, revelou.

Os discursos dos gestores antecederam a palestra magna do evento, que foi conduzida pelo professor de Filosofia e Educação da Universidade Estadual de Campinas - SP (Unicamp), César Nunes. Pela sexta vez no ano em Pernambuco, e pela primeira vez em evento da Prefeitura do Paulista, ele abordou diversos temas e trouxe uma reflexão sobre o protagonismo do professor.

“O professor é o fiador do passado e o penhor do futuro. Ele é responsável por transmitir o saber acumulado pelo homem durante as gerações e por ensinar os jovens a sonhar com um amanhã mais promissor. E isso é uma tarefa fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do País. Sabemos que no Brasil, o setor da educação nunca foi prioridade, e isso acarreta em condições ruins de trabalho, remunerações abaixo do piso, mas os professores não podem ficar apenas na contabilidade do sofrimento. É preciso agir diferente. A minha alegria é que ainda existem profissionais e governantes que fazem a diferença, como aqui em Paulista”, frisou o palestrante.

Além da explanação do docente da Unicamp, que encantou todos os presentes, o evento ainda teve um momento de descontração, com sorteio de brindes, e uma apresentação de dança com o grupo de balé do Recife.