PAULISTA > Notícias > Prefeitura fica cor de rosa para marcar luta contra o câncer de mama

Saúde | 05/10/2017

Prefeitura fica cor de rosa para marcar luta contra o câncer de mama

Paulista segue firme na campanha para prevenção e luta contra o câncer de mama. Agora, quem passar pela sede da Prefeitura e também pela Secretaria de Saúde da cidade, vai perceber que os prédios estão iluminados com a cor rosa. A ação faz parte do movimento Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre os perigos da doença e reitera a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a secretária Executiva de Saúde, Maria Clara Rodrigues, a iluminação na cor rosa é uma alusão para lembrar o cuidado continuado que a mulher deve ter com a sua saúde. “Seja na prevenção do câncer de mama e do colo de útero, bem como no empoderamento feminino e luta contra qualquer tipo de opressão e violência contra a mulher. O outubro rosa é um mês estabelecido pelo calendário da saúde para o cuidado da mulher, mas entendemos que o cuidado deve ser preventivo e contínuo”, ressaltou.

“Um dos grandes marcos que o município do Paulista tem alcançado é no que se refere ao cuidado com a saúde da população, e na gestão do prefeito Junior Matuto, a mulher vem recebendo cada vez mais esse cuidado o ano inteiro. Com isso, nós abraçamos o Outubro Rosa, que simboliza e reforça mais do que nunca essa atenção para que toda mulher procure não só o tratamento, como também se previna contra o câncer de mama”, disse o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Paulista, Tiago Magalhães.

Em Paulista, a Secretaria de Saúde oferece ações para a população que visam alertar, informar e prevenir a doença. O Projeto Amigo do Peito visita, durante todo o ano, comunidades do município realizando exames gratuitos de mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou aquelas que têm histórico da doença na família. Palestras e orientações educativas também fazem parte das ações de prevenção.