PAULISTA > Notícias > Paulista inicia Outubro Rosa com exames de mamografia

Saúde | 03/10/2017

Paulista inicia Outubro Rosa com exames de mamografia

A dona de casa, Vanuza Neves está satisfeita pela realização da mamografia promovida pela Secretaria de Saúde do Paulista através da unidade móvel do Projeto “Amigo do Peito”. Para ela é a primeira vez que realiza o exame. “Estou contente por ter essa oportunidade. O exame dá a chance de prevenir e curar se caso houver algum problema. Quero agradecer a gestão do prefeito Junior Matuto por promover ações pelo cuidado à saúde”, comentou.

A ação do Amigo do Peito ocorreu nesta terça-feira (03.10), na Unidade de Saúde da Família Aurora, na Rua da Aurora, Centro, dando inicio ao Outubro Rosa.  Na ocasião as mulheres que compareceram ao local tiveram a chance de realizar o exame para prevenção ao câncer de mama. O serviço é oferecido às mulheres com idade acima de 40 anos, que ao se dirigir ao posto deve esta portando o cartão do SUS.

Para Cátia Cristina Barbosa, o exame tem muita importância para a saúde da mulher e o serviço oferecido tem contribuído para a prevenção da doença. “Como a Prefeitura tem nos oferecido esse privilegio, com essa unidade móvel, para mim é maravilhoso. É uma oportunidade única”, disse.

A Drª Sara Zózimo da Unidade de Saúde da Família Aurora estava no local orientando como as mulheres devem diagnosticar os sintomas da doença: “Antes dos 40 anos, é possível observar alguns sintomas, como a presença de nódulo, através do autoexame. Ou uma coloração avermelhada, como dores e alguma secreção na mama. Esses são alguns sinais do câncer de mama. Então, mulheres com 40 anos tem que se prevenir fazendo a mamografia, a cada dois anos”, explicou.

A Unidade Móvel de Saúde do Projeto “Amigo do Peito” continua visitando durante todo o mês de outubro as unidades de saúde do município oferecendo a mamografia.

Confira abaixo o cronograma de visitações da unidade móvel:

DIA 06.10 – Igreja Batista - Rua do Jasmim, número 2627, Paratibe.

DIA 19.10 – Unidade de Saúde da Família Chega Mais - Rua Portugal, número 55, Pau Amarelo.

DIA 20.10 – Unidade de Saúde da Família Arthur Lundgren I - Rua Belo Jardim, s/n, Arthur Lundgren I.

DIA 26.10 – Unidade de Saúde da Família São Pedro – Rua Machados, número 185, Janga.

DIA 27.10 – Secretaria da Mulher – Rua Valdemar de Oliveira, s/n, Loteamento Conceição.

DIA 27.10 – Centro de Saúde da Mirueira – Avenida João Paulo II, s/n, Mirueira.