PAULISTA > Notícias > Paulista realiza a II Conferência de Igualdade Racial

Educação | 22/09/2017

Paulista realiza a II Conferência de Igualdade Racial

“Paulista na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos” foi tema da II Conferência de Igualdade Racial do Paulista, que aconteceu nesta sexta-feira (22.09), no auditório da Secretaria de Saúde do Paulista. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Gerência de Igualdade Racial, contou com Palestra Magna ministrada pelo coordenador do Movimento Negro Unificado.

A Conferência teve como objetivo acolher as demandas da população negra do Paulista e promover espaços de articulação entre as ideias desta população com os movimentos sociais. Criação de políticas públicas e redução da desigualdade nos contextos sociais, educacionais, políticos culturais e econômicos também foram temas propostos durante o evento. As propostas discutidas e aprovadas nesta sessão serão levadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, encaminhadas para a Conferência Nacional, para que seja garantida a implantação das mesmas.

Segundo o gerente de Igualdade Racial do município e representante do Movimento Negro Unificado, José Rufino, a importância da Conferência é fundamental no avanço das políticas públicas relacionadas à população negra. “Nós conseguimos constituir a gerência de igualdade racial, campanhas educativas dentro da rede municipal de ensino e um espaço maior para a reunião das nossas propostas. Com as ideias apresentadas hoje, o sentimento é de um avanço ainda maior”, comentou.

Participaram da mesa de abertura a deputada estadual, Laura Gomes, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, o procurador público, Aguinaldo Fenelon, o representante do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Marcos Aurélio e o representante da Rede de Articulação de Jurema e Umbanda (RAJUPE), Jorge Arruda, além de representantes de diversos segmentos.

Como resultado da conferência, foram escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual, onde serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Nacional. A escolha dos mesmos foi feita de maneira articulada pelos membros dos segmentos dos delegados municipais.

CONFIRA A LISTA DOS DELEGADOS:

SOCIEDADE CIVIL

Titulares: