PAULISTA > Notícias > No Paulista, PMs que atuarão no combate às drogas em sala de aula são certificados pelo Proerd

Gabinete do Prefeito | 22/09/2017

Depois de duas semanas intensas de aulas no curso de formação de instrutores, chegou o grande momento para os 25 Policiais Militares que atuarão em Paulista, integrando oPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à violência receberem o certificado e colocarem em prática os ensinamentos recebidos. O Proerd Paulista entra nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino a partir da próxima semana e é resultado de uma parceria da secretaria Defesa Social, através da Polícia Militar de Pernambuco, com o a Prefeitura do Paulista através das Secretarias da Educação e de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Município.

O Proerd vai contemplar até o fim deste ano, 1.600 alunos da Educação Infantil, do quinto ao sétimo ano do Ensino Fundamental. A partir do próximo ano, a intenção é abranger todos os currículos do município, com a meta de envolver 9.000 alunos. O Coordenador Pedagógico do Proerd major Jairo Freitas acredita que este é o maior programa de combate ás drogas e prevenção à violência, ele aproveitou o momento para fazer um apelo aos familiares dos alunos do Paulista.

“Nós pedimos aos pais e aos responsáveis que apoiem seus filhos que estão participando do programa. Nós temos algumas atividades lúdicas algumas dinâmicas e alguns exercícios que são passados para serem realizados com os pais e a participação do pai e da mãe do responsável é muito importante para o crescimento do aluno”, acrescentou o major Jairo.

O Proerd está presente em cerca de 60 países e em todos os estados do Brasil. Aqui em Pernambuco, ele já foi implantado nos 184 municípios e no distrito Estadual de Fernando de Noronha. Em Paulista, a iniciativa está servindo de modelo para outros municípios, que procuram detalhes do modelo implantado na cidade, para reeditar essa parceria de sucesso entre Proerd Pernambuco e a Prefeitura de Paulista. O diferencial da experiência em Paulista, é que a prefeitura apoiou a implantação desde o inicio e também investiu no curso de formação, conseguindo ainda, em parceria com a Faculdade Joaquim Nabuco, a cessão da estrutura física para aplicação do curso.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior afirma que este trabalho é preventivo cuja força que garante o êxito é trabalhar com a educação infantil. “Acredito que é dentro das escolas que devemos começar qualquer transformação social, especialmente, na educação infantil onde as crianças adquirem a sua personalidade. Então vamos focar nessas crianças”, avaliou Carlos Junior.

A dinâmica do Proerd é de trabalhar em conjunto a escola e a família, com encontros entre a comunidade escolar, família e a PM que vai uma vez por semana na escola fardado e ministra as noções de prevenção sobre drogas e violência passa para os alunos maneiras de dizer não às ofertas de drogas e trabalham conceitos como cidadania, Direitos Humanos, ética, e respeito. A soldado Aline da Silva Santos, uma das formandas do Proerd falou de sua expectativa de começar a atuar em sala de aula.

”Hoje estou extremamente honrada por está me informando neste 28º curso do Proerd aqui na cidade de paulista. E é com muito carinho e com muito respeito que pretendo poder aplicar os ensinamentos que vieram com grande maestria do nosso Máster Major Jairo e dizer que estou extremamente satisfeita e feliz e na maior expectativa de colocar em prática os aprendizados que recebi”, declarou Aline.

O vice-prefeito do Paulista Jorge Carreiro lembra que esta parceria com a PM é mais uma sequência de ações que vêm sendo implementadas pela gestão na garantia por mais segurança. “Toda a nossa equipe vem cuidando com muito compromisso desta questão da segurança. Mais precisamente, nosso secretário de Segurança Cidadã, Manoel Alencar, que tem fechado importantes parcerias com a polícia militar. Então, estamos muito felizes com esse trabalho que será feito pelo PM através do Proerd. Se trata aqui de uma das mais importantes políticas públicas que é a prevenção e o cuidado com as nossas crianças” finalizou Jorge Carreiro.

Laura Gomes, Deputada Estadual pelo PSB, marcou presença na cerimônia e disse que tudo que vir para o enfrentamento do uso de drogas, deve ser apoiado. “Formar novas gerações com consciência de que o uso da droga destrói a possibilidade de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, quero aqui enaltecer esse programa porque foi criado no governo Eduardo Campos onde o governo Paulo Câmara tem também fortalecido e com o apoio total do nosso prefeito Junior Matuto, que é comprometido com a educação, principalmente na formação de pessoas que venham de uma geração mais saudável, sem uso da drogas, reduzindo assim, cada vez mais a criminalidade. Então esse programa de prevenção como política pública é essencial e ele tem que vir pela educação, até porque, é através da educação que a gente transforma a sociedade”, concluiu Laura.