PAULISTA > Notícias > Importância do uso do cinto de segurança

Mobilidade/Trânsito | 18/09/2017

Importância do uso do cinto de segurança

Em homenagem a Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a Prefeitura do Paulista trará textos informativos com dicas e orientações aos condutores do município. Para começar vamos falar sobre a importância do uso do cinto de segurança.

Tratado como a ferramenta de maior importância para prevenir as consequências dos acidentes de trânsito, o cinto de segurança muitas vezes deixa de receber a atenção necessária e o resultado é um encadeamento de fatalidades que poderiam ter sido evitadas. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego recentemente realizou um estudo para constatar a competência do mecanismo e os dados só atestam sua eficiência. Pesquisa afirma que se o condutor usar o cinto de segurança no banco da frente, risco de morte reduz em 45%, já os passageiros do banco traseiro têm esse risco reduzido em 75%.

O cinto de segurança tem como incumbência não permitir a projeção do passageiro para fora do veículo, além de segurar e manter a pessoa em seu lugar, evitando que ela seja arremessada contra elementos que fazem parte do interior do carro, diminuindo assim a gravidade das feridas em um eventual acidente.

Portanto, sabendo que os acidentes de trânsito acontecem de maneira imprevista, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista avisa que não importa se você vai fazer um percurso de curta, média ou longa distância, use sempre o cinto de segurança, sua utilização não deixa de ser uma prova de amor à vida.