PAULISTA > Notícias > Paulista realiza o I Encontro junto a ABRAz/PE, em referência ao mês da conscientização da doença de Alzheimer

Saúde | 14/09/2017

Setembro é considerado o mês de conscientização mundial da doença de Alzheimer. Por esta razão, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde realizou, nesta manhã (14), o primeiro encontro em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer de Pernambuco - ABRAz - PE para orientar idosos e familiares sobre como prevenir e retardar os sintomas. O evento, que contou com diversos profissionais de saúde, aconteceu no Senac, localizado na Av. Vice-Prefeito José Rodrigues Costa Filho, 30, Jardim Paulista. Vários grupos de idosos do Programa Saúde em Movimento participaram do evento.

A programação foi dividida em três etapas. A primeira contou com a palestra da diretora cientifica da ABRAz, geriatra Dra. Carla Nubia Borges, que abordou o tema: Estou esquecendo! E agora!? Será que é Alzheimer? Logo em seguida os idosos contaram com o trabalho de uma terapeuta ocupacional, que ensinou algumas estratégias para melhorar a memória. A última etapa do evento contou com testes, exercícios e algumas dicas para manter uma memória ativa na boa idade, e foi ministrada pela coordenadora do centro de ativação da memória da ABRAz nacional, Dra. Marília Borba.

Segundo a Dra. Carla Nubia Borges, no Brasil há cerca de 22 milhões de idosos e 1,2 milhões de brasileiros com Alzheimer. “O processo de envelhecimento é rápido e intenso no pais, e existe uma alta prevalência de doenças crônicas e incapacitantes. E é importante informar e esclarecer aos idosos e as famílias sobre possíveis dúvidas, ou como proceder, caso seja detectado alguns sintomas, pois a família é a principal fonte de suporte para os idosos”, ressaltou.

Dona Lúcia Maria de Lira, de 63 anos, participou do evento e fala sobre a importância de receber estas informações. “Este encontro é muito importante para nós. Eu mesma cheguei até aqui por que tenho um caso de Alzheimer na família, e também por curiosidade e prevenção. Eu sempre quis saber o porquê da doença e o que causa este mal. E, quando somos esclarecidos, a gente já começa a se prevenir. Eu gostaria que todas as pessoas tivessem acesso a essas informações, pois é de suma importância para nós, não só saber sobre o Alzheimer, mas também sobre outras doenças, principalmente os idosos” contou a aposentada que participa do Saúde em Movimento em Maranguape II.

Organizada pelo Coordenador do Saúde em Movimento Valdir Santos, a iniciativa envolveu também a Secretaria de Assistência Social, representado pelo Presidente do Conselho do Idoso, Aldo Araújo.