PAULISTA > Notícias > Lançado projeto de combate ao Bullying nas escolas do Paulista

Educação | 25/08/2017

Lançado projeto de combate ao Bullying nas escolas do Paulista

Combater a prática do Bullying nas escolas municipais. Esse é o objetivo do projeto Prevenção Legal, que foi lançado pela Prefeitura do Paulista, nesta sexta-feira (25.08), no SENAC, na área central da cidade. A iniciativa, que faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Civil, vai atuar com o foco na prevenção, possibilitando que profissionais da rede de ensino participem de formações para coibir esse tipo de crime nas escolas da cidade.

A ideia é de que as medidas adequadas sejam tomadas quando algum caso acontecer. Por isso, agentes do Departamento de Polícia de Criança e do Adolescente (DPCA) estão envolvidos nesse trabalho. Eles ficaram responsáveis por compartilhar experiências, passar dicas e orientações sobre a Lei 13.185/15, que institui o programa de combate ao Bullying nas unidades de ensino do município.

O trabalho preventivo teve início pela formação de gestores, supervisores e conselheiros escolares. O público-alvo foi composto por 180 profissionais. A diretora da Escola Municipal Susie Regis, Valdenize Honório, aprovou a formação. “Vamos sair daqui bem mais preparadas para lidar com essa situação na escola. Esse tipo de formação é muito importante para que possamos evitar essa prática”, disse a educadora, que é responsável por aproximadamente 300 estudantes.

Convidado para participar do lançamento do projeto, o titular da 1º Delegacia de Crimes Contra Crianças e Adolescentes e de Atos Infracionais do Paulista (DPCAI), Jorge Ferreira, destacou que a formação dos gestores escolares representa um grande passo. “Muitas vezes os diretores das escolas são os primeiros a saberem dos problemas dos estudantes. Por isso, é fundamental que eles tenham um olhar ainda mais sensível para a questão do Bullying”, frisou o delegado. Ele disse ainda que os diretores e vices devem procura à delegacia para informar essa prática se necessário.

Durante o discurso de abertura, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Jr, comentou que o projeto Prevenção Legal é mais uma ação da gestão do Junior Matuto na prevenção da violência nas escolas. “Nós temos investido em ações que trabalham a questão da prevenção à violência nas escolas, como o Propaz, Abraçando a Escola, o Proerd. Esse último, por exemplo, terá o reforço da Patrulha Escolar, com viaturas para atender a ocorrência nas unidades de ensino”, destacou o gestor, que elogiou o envolvimento do gerente de Gestão Escolar da pasta, Gleidson Alves de Farias na realização do evento.