PAULISTA > Notícias > Junior Matuto e Francismar se reúnem com Gioia para evitar fim do Copom no Paulista.

Segurança e Mobilidade | 07/06/2017

O Prefeito Junior Matuto e o deputado Estadual, Francismar Pontes, estiveram na manhã desta quarta-feira, 07.06, na Secretaria de Defesa social, com a missão de sensibilizar o Secretário Ângelo Gioia, da importância de manter em atividade o Centro Comunitário da Policia Militar – Copom - que funciona no Centro Integrado de Segurança – CIS, o Programa de segurança da Prefeitura do Paulista.

O Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, também presente nesta reunião na SDS, falou de sua preocupação com o desmonte do modelo que está funcionando na cidade, com uma segurança integrada entre as policias militar, civil, guarda municipal e conselho de segurança. “Desde o inicio da gestão Junior Matuto, puxamos para nós este dever. Hoje marcamos avanços significativos, diminuímos consideravelmente a violência nos bairros em que atuamos com a segurança conectada, a exemplo do centro da cidade. Mas precisamos avançar e muito pra garantir uma Paulista mais segura. A saída do Copom daqui deve dificultar e muito nossas ações”, adiantou Alencar.

O Deputado Estadual Francismar Pontes avalia que algumas decisões devem ser tomadas respeitando as características de cada município. “Paulista, Olinda e Jaboatão são cidades diferenciadas. Paulista, por exemplo, sempre teve muito boa vontade, ação e investimentos para contribuir com a segurança do Estado. Portanto, isso deve ser levado em consideração” , analisou Francismar.

Depois de ouvir os argumentos e os resultados dos investimentos em segurança no Paulista, o titular da SDS Ângelo Gioia ficou sensibilizado e prontamente marcou uma visita técnica do Coronel Cabral, o comandante do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODS), na Secretaria de Segurança Cidadã do Paulista, na manhã  desta quinta-feira, 09.06, onde irá conhecer o funcionamento do CIS/Paulista e avaliar a possibilidade do COPOM continuar atuando na cidade. “Vamos decidir pelo que for melhor para a segurança do Estado. O que não podemos fazer é fragilizar a segurança no Paulista”, Garantiu Gioia.

O prefeito Junior Matuto saiu da reunião confiante de ter sensibilizado o secretário Gioia. “Rezamos pela cartilha do governador. Paulo Câmara acredita que segurança é responsabilidade do Estado, mas também é direito e dever de todos. Segurança sempre foi  prioridade do nosso governo. Os resultados indicam que estamos no caminho certo, dividindo o fardo com o Estado, agindo de forma integrada e construindo com a população o Plano Municipal de segurança. Acredito que a SDS vai tomar a decisão acertada e continuar garantindo segurança para nossa cidade”, declarou Junior.