PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista lança Praia Limpa para garantir mais conforto aos frequentadores

Serviços Públicos | 14/01/2017

No mês de janeiro, muita gente aproveita o verão para curtir uma praia. O município de Paulista, que tem 14 quilômetros de orla é um dos destinos mais procurados no Litoral Norte.  Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Serviços Público lançou, neste sábado (14.01), o Programa Praia Limpa, no Janga. A ação busca intensificar os cuidados com a orla e garantir aos frequentadores uma diversão com mais conforto e segurança.

Um mutirão de limpeza com 40 homens envolvidos retiraram todo o lixo com ajuda de máquinas e caminhões. Além de 10 arte educadoras que distribuíram sacolinhas e orientaram os banhistas sobre a importância de colocar o lixo na embalagem. As crianças que estavam na praia receberam pulseira para facilitar a localização em caso de desencontro com pais ou responsáveis. Toda a faixa de areia foi dividida e demarcada com bandeira para indicar a cor de cada setor, correspondente a pulseira entregue aos banhistas mirins.

A moradora de Olinda,  Simone do Monte trouxe os dois filhos para aproveitar o banho de mar no Janga. Os pequenos receberam a pulseirinha. A dona de casa aprovou a iniciativa: “Eu acho a ação importante porque a praia é muito grande e as crianças se dispersam. É mais fácil de encontrá-los”.

Para o secretário de Serviços Públicos Jaime Domingos, o Programa Praia Limpa é forma de conscientizar às pessoas sobre os cuidados com a orla. “O poder público faz a sua parte em garantir o ordenamento da praia, mas a população também pode contribuir em não jogar lixo na praia”, enfatizou.

Equipes da Vigilância Ambiental também participaram da ação Praia Limpa com distribuição de panfletos explicativos sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com Fábio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde, o verão é um período muito propício para proliferação do mosquito. “Estamos intensificando a ação educativa nas praias, que é um local com muitas pessoas e com bastante acúmulo de lixo”, disse.

O Programa Praia Limpa vai beneficiar toda a orla que vai da Ponte do Janga até o Pontal de Maria Farinha e segue até a primeira semana de fevereiro.