PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista oferece tratamento de combate ao vírus da AIDS

Saúde | 13/01/2017

Prefeitura do Paulista oferece tratamento de combate ao vírus da AIDS

As pessoas que tiveram relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional com objetos cortantes como agulhas e bisturis, com possibilidade de sangue contaminado pelo vírus HIV, podem buscar gratuitamente a Profilaxia Pós Exposição (PEP).  A terapia é uma  forma de evitar que o vírus se instale no organismo. Em Paulista, o tratamento é oferecido no Serviço de Assistência Especializada (SAE), que funciona no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rodovia PE-15, s/n, Vila Torres Galvão. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h.

O tratamento, que é feito à base de antirretrovirais, com duração de 30 dias, deve ser iniciado nas duas primeiras horas após exposição ao vírus HIV. Se não for possível, o usuário tem até 72h para procurar o serviço. Após o tratamento, é fundamental que o paciente retorne ao SAE para realizar o reteste (HIV).

No SAE, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por infectologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Para outras informações, o público pode ligar para o telefone: 3437.7365.  Após o horário de atendimento, as pessoas que necessitam desse serviço devem se dirigir ao hospital de referência Correia Picanço, na Rua Padre Roma, n° 149, bairro da Tamarineira, no Recife.