PAULISTA > Notícias > Em Paulista, motoristas recebem certificados de qualificação

Políticas Sociais | 24/08/2015

Em Paulista, motoristas recebem certificados de qualificação

O clima de satisfação e alegria tomou conta do Clube Municipal do Nobre, na tarde desta segunda-feira (24.08). Na ocasião foram entregues 100 certificados aos alunos que concluíram os cursos para Motorista de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) e de Transporte Rodoviário e Turismo. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista e o Governo do Estado, através do Projeto Novos Talentos.

Dos 99 contemplados, apenas uma mulher participou da capacitação. A dona de casa Valdiane Alves (28) manifestou sua emoção ao falar sobre a formação no curso de MOPP. “Sempre tive vontade de ser motorista de caminhão. A sociedade é muito machista e estou aqui para provar que lugar de mulher também pode ser atrás de um volante. Agora, depois de capacitada, me sinto mais tranquila para poder enfrentar e entrar no mercado de trabalho”, ressaltou.

Já de acordo com Rafael Coruzo (59) o curso foi uma oportunidade excelente para que ele pudesse voltar à ativa. “Há 32 anos que eu trabalho como motorista de caminhão.  Passei um tempo desempregado, porque o mercado está cada vez mais exigente e fechado. Hoje, graças ao curso, voltei a fazer o que mais gosto”, disse.

“Com o propósito do programa de governo, do prefeito Junior Matuto, de qualificar e capacitar cerca de oito mil pessoas na cidade, essas quatro turmas que estão se formando hoje é a prova viva de que o trabalho continua. Nosso objetivo é cada vez mais preparar e ingressar as pessoas no mercado de trabalho”, finalizou o secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, Augusto Costa.

Mais de 6.700 pessoas já foram qualificadas através dos cursos oferecidos pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude. Esta é a terceira vez que a atual gestão promove capacitações para estas modalidades na cidade. Os motoristas que participaram do curso também foram beneficiados com a atualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias D e E. Apenas os municípios de Paulista e Jaboatão promoveram estes tipos de qualificação em Pernambuco.