PAULISTA > Notícias > Prontoclínica Torres Galvão do Paulista passa por requalificação e recebe novos equipamentos

Saúde | 30/04/2024

Unidade fica localizada na área central do município e funciona 24 horas por dia

A Secretaria de Saúde do Paulista está investindo na requalificação da rede de urgência e emergência, que hoje é composta pela Prontoclínica Torres de Galvão (PTG), localizada na área central do município, cujo atendimento funciona 24 horas. Na unidade, a gestão municipal realizou intervenções importantes, tanto na estrutura, como também no quadro de servidores da unidade médica, que conta agora com três médicos durante o dia e outros dois à noite.

A PTG é um serviço de pronto atendimento que está sendo totalmente requalificado em relação à estrutura predial, em relação a alguns equipamentos que foram restaurados, outros comprados novos, trazendo um melhor conforto e qualidade do atendimento às pessoas que precisam do serviço de urgência e emergência.

Nesta prontoclínica, foram efetuadas várias intervenções ligadas à parte de cobertura estrutural como: pintura, remanejamento e climatização. Para o conforto dos pacientes, o número de poltronas dobrou e agora a PTG conta com 10 desses novos equipamentos do tipo ‘cadeira do papai’. São poltronas hospitalares reclináveis, em tecido, que facilitam a limpeza e proporcionam conforto aos pacientes.

“Essas poltronas foram instaladas na sala de atendimento verde, que é onde os pacientes ficam ali aguardando tanto a evolução farmacológica, quanto o resultado de um exame, assim como a melhora”, explicou o diretor da PTG, Alisson Mendes.

Ainda na Prontoclínica Torres Galvão, a Saúde do município ampliou a sala vermelha, passando de um para dois leitos, e ainda, a mesma hoje conta com respirador, monitor, multiparâmetro, eletrocardiograma, e todos equipamentos para uma intervenção rápida, e para uma possível transferência para pacientes mais graves.

De acordo com a superintendente da Atenção Especializada, Lília Virgínia de Melo, o município também investiu recentemente na requalificação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Hoje, Paulista tem uma frota totalmente nova, não só a questão da frota, mas dos equipamentos que acompanham as ambulâncias, as viaturas, como as macas retrátil novas também, assim como a base com novas ambiências, como: o repouso dos profissionais, totalmente climatizado, que antes a gente tinha uma certa dificuldade e hoje a gente está obedecendo todas as portarias ministeriais com as ambiências desse tipo de serviço no município”, explicou Lília.

Fotos: Wagner Santos / Prefeitura do Paulista