PAULISTA > Notícias > Paulista realiza seminário sobre HIV/AIDS

Saúde | 20/04/2024

Paulista realiza seminário sobre HIV/AIDS

Mulheres vivendo com o vírus e profissionais da área de saúde foram o público alvo

A Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista promoveu, nesta terça-feira (30.04), o I Seminário de Mulheres (Con) vivendo com HIV/AIDS no município. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Dr. Geraldo Pinho Alves, em Maranguape 1. O evento reuniu familiares e portadores do vírus, além de profissionais da área de saúde, que discutiram os impactos sociais e psicológicos envolvendo o assunto.

Em Paulista, cerca de 800 pessoas têm o vírus e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que compreende médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. “Nós esperamos que desses seminários saiam daqui profissionais mais conscientizados, mais humanizados e determinados a fazer o seu trabalho dentro dos preceitos SUS. Já para os pacientes e familiares dos portadores do vírus, queremos que eles saibam que somos parceiros e estamos com eles juntos nessa jornada”, pontuou a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Jakeline Morais.

O público alvo do seminário são profissionais da área de saúde, mulheres portadoras ou que convivem com pessoas portadoras do HIV. Participaram do encontro psicólogos, médicos e dentistas podendo ser ampliados para outras pessoas nos próximos seminários. “É de suma importância trabalharmos com eles sobre o diagnóstico pra que cheguem já preparados para atender essa população”, explicou a coordenadora da Saúde da Mulher do Paulista, Erivalda Nunes.

Ao todo serão realizados quatro seminários que acontecem em um intervalo de 20 a 25 dias um do outro e que vão dar direito a certificado no final.