Meio Ambiente |

Paulista identifica mais de 20 ninhos de tartarugas marinhas no litoral

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura Municipal do Paulista identificou, na última quarta-feira (06), 20 novos ninhos de diferentes espécies de tartarugas marinhas na faixa litorânea do município, além de registrar o nascimento de filhotes.

Através do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas em Paulista, autorizado pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar, pesquisadores vêm monitorando e protegendo os ninhos encontrados pela equipe da SEMA, sem modificar o habitat natural dos bichos.

Entre as praias observadas estão Enseadinha, Conceição e Maria Farinha. O projeto é realizado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da SEMA, contando com o apoio do voluntário e ambientalista Adriano Artoni.

A praia de Enseadinha abriga a maior parte dos ninhos, totalizando 15 identificados e três não identificados até o momento (todos são supervisionados).

Dos nove ninhos eclodidos, seis foram de tartaruga-de-pente, dois de tartaruga-verde e um de tartaruga-oliva. A tartaruga-de-pente é a que mais desova em Paulista. Nos próximos dias, mais de 10 ninhos vão eclodir no município, dando vida a vários filhotes.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente orienta que caso algum morador ou banhista encontre um ninho de tartaruga no litoral, é importante não mexer e entrar em contato com o órgão. O número para contato é o (81) 9 9836-9947. A comunicação também pode ser feita por meio do perfil @paulista.tartarugasmarinhas no Instagram.