Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista empossa entidades para o Conselho Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial e Combate ao Racismo

Através de monitoramento, acompanhamento e fiscalização, o órgão trabalha para fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura da Cidade do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, empossou as entidades da Sociedade Civil e Governamental no Conselho Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial e Combate ao Racismo (CMPPIR). A solenidade ocorreu no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I.

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, representou o prefeito Yves Ribeiro no evento e falou sobre a importância do CMPPIR.

"Hoje é um dia histórico para o município do Paulista. Na Secretaria, nós temos a Superintendência de Direitos Humanos e a Diretoria de Igualdade Racial, que são de extrema importância para a sociedade. Quero dizer aos conselheiros que estamos aqui para aprender com vocês, para orientar no que for preciso também, e assim juntos promovermos políticas públicas voltadas para a igualdade racial da cidade do Paulista", afirmou Kelly.

"Que orgulho imenso de estar aqui e de pertencer a este clã. O clã da luta, da batalha, porque a gente não conhece a palavra não. Dizem que não pode, não deve, mas a gente diz que pode, e quanto mais eles falam, mais a gente faz. Não adianta querer nos parar e nem se organizar para nos matar, porque nós decidimos viver.  Parabéns, povo negro! Parabéns a todos os conselheiros de Paulista", destacou a coordenadora de Promoção da Política de Igualdade Racial do Estado de Pernambuco, Lucia Crispiano.

Também estavam presentes na cerimônia Tatiane Pereira, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Paulista; Mirella de Lucena, Superintendente de Direitos Humanos; Flávia Hellen, vereadora autora do PL de criação do Conselho; Nathalia Waleska, Diretora de Igualdade Racial de Paulista, e Flávia Novelino, Procuradora Geral do município.

Função do Conselho

O Conselho Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial e Combate ao Racismo é um órgão colegiado, de controle social e caráter deliberativo, componente da política municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O intuito é fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia, através de monitoramento, acompanhamento e fiscalização. O órgão também propõe políticas afirmativas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e nos povos tradicionais de Paulista, com vistas à ampliação da participação popular e do controle social.

Vinculado à estrutura da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, o CMPPIR tem composição paritária entre governo e sociedade civil, sendo formado por 18 membros titulares e 18 suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, os quais exercem a função de Conselheiros Municipais do CMPPIR/Paulista.