Educação |

Paulista é destaque nacional no Programa Educação Viária é Vital

A iniciativa visa dar visibilidade a projetos escolares que se destacam na implementação de ações educativas sobre circulação viária

A Rede Municipal de Ensino do Paulista mais uma vez ganhou destaque nacional. Através do Programa Educação Viária é Vital, da Fundação MAPFRE, a professora Adriana de Souza Brahim, da Escola Professor Salvador Dimech, localizada no bairro do Janga, desenvolveu o projeto “Trânsito é assunto para criança”, que ficou entre os 10 melhores de 445 trabalhos.

O município participou através de uma parceria entre a MAPFRE e o Programa Professor Amigo do Trânsito, promovido pela Escola Pública de Trânsito - Detran-PE. As unidades de ensino de Paulista e de outros municípios que são contemplados com o “Professor Amigo do Trânsito” elaboraram um projeto e participaram do programa nacional criado pela fundação.

A iniciativa do Detran tem como objetivo desenvolver ações voltadas à educação no trânsito para estudantes da Educação Infantil ao 9° ano das escolas da rede pública. Em Paulista, a coordenação é da professora Vânia Cândida, da gerência de Programas e Projetos.

A professora Adriana, responsável por criar o “Trânsito é assunto para criança”, buscou incentivar, durante as atividades elucidativas, o protagonismo dos estudantes na prática de ações que possibilitaram a análise da dinâmica de circulação nas vias públicas da Cidade do Paulista e também da Região Metropolitana.

Assim como o “Educação Viária é Vital”, o intuito é envolver os jovens e as famílias na solução de desafios de segurança viária e mobilidade.

Todas as atividades pedagógicas propostas ocorreram de forma remota, tendo em vista a pandemia de Covid-19. Os alunos fizeram diversos exercícios síncronos e assíncronos no decorrer do ano letivo, entre os meses de maio e setembro de 2021.

Outra ação bem-sucedida

A Rede Municipal de Ensino do Paulista já havia sido destaque nacional recentemente. No mês de setembro, a Escola Municipal Cônego Costa Carvalho foi selecionada para participar do The World Education Week (Semana Mundial de Educação), evento internacional promovido pela T4 Education.

Em agosto, a unidade de ensino venceu, através do Projeto Fuja da Fake, Foque no Fato, o I Prêmio CpE na Sala de Aula 2021, promovido pela Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). A ação foi desenvolvida pelos estudantes do 8º ano da escola, sob a orientação do professor Gláucio Ramos.

No mês de outubro, Gláucio e os alunos apresentaram, de maneira online, o trabalho para mais de 10 países.