Segurança e Mobilidade |

Programa “Altos Papos” leva informação e descontração aos estudantes da rede de ensino do Paulista

Um encontro emocionante e cheio de boas risadas ocorreu na tarde desta terça-feira (24.09), na Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, localizada em Maranguape I. A instituição de ensino foi palco de uma palestra com apresentações, sorteios e muita música, que trataram de temas importantes como, transtornos psicológicos, bullying e o suicídio para alunos com idade entre 12 e 18 anos.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que trouxe o programa “Altos Papos”, junto a Secretaria de Educação, com a campanha “Setembro Amarelo”, e ambas buscam chamar a atenção do público juvenil sobre a discussão de temas que ainda são tratados como tabus na sociedade.

Durante as apresentações, equipes da Guarda Municipal da cidade fizeram encenações teatrais e ainda ofereceram uma boa música que contagiou e animou os adolescentes da escola.

Esteve presente no local, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, que revelou a satisfação na interação das secretarias em prol de uma causa tão importante. “Hoje fortalecemos a primeira edição do programa com essa parceria de extrema importância em prevenção ao suicídio. Viemos bater um papo com a juventude, para ouvi-los, discutir assuntos e tratarmos o que vem causando esse mar de suicídio entre os jovens. E o programa “Altos Papos” vem com essa dinâmica de trazer a juventude para perto e conversar”, disse.

Também participando das apresentações, o sub comandante, Emerson Santana, salientou a importância em acompanhar de perto o desenvolvimento da ação. “A iniciativa simula um programa de auditório sobre um assunto específico. No caso de hoje, a nossa preocupação é levar a essa juventude uma melhor informação de como se cuidar, direcionando assim, nossos alunos da rede de Ensino ao melhor caminho. Esse é o diferencial, visto que, realizamos vários tipos de apresentações com o grupo de Teatro, Segurança e Arte da nossa Secretaria”, destacou.

‘Estou achando bem legal este momento, pois, aqui têm pessoas que realmente precisam escutar mais sobre estes assuntos de suicídio e violências. Eu mesma já tive meus momentos de medo, mas venci! Porém, precisamos seguir em frente e erguer a cabeça quando os problemas se aproximarem”, afirmou a aluna Rissya Ramar, de 14 anos.