Educação |

Paulista recebe resultados de programa que garante participação de todos na educação municipal

Representantes da Fundação Itaú Social e da Avante promoveram um seminário para apresentar os resultados do diagnóstico sobre a participação da comunidade em duas instituições da Rede Municipal de Ensino do Paulista: a escola Cônego Costa Carvalho e o Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMEDI) Tio Roberto, que atuam na Educação Infantil da Rede.

De acordo com Judite Dutra, consultora da Avante (entidade executora do projeto), os pesquisadores observaram que o município sempre demonstrou interesse em implantar uma gestão democrática nas escolas. “Os resultados mostram que Paulista é um campo fértil. Uma vontade de atuar juntamente com a participação efetiva da comunidade escolar. Isso é muito positivo para a continuidade da implantação da tecnologia que desenvolvemos para a educação municipal”.

“ Desde o primeiro momento que firmamos a parceria com as duas instituições. Nós sabíamos que era um projeto desafiador. É um privilégio atuar na construção de uma política pública voltada para garantir a participação de todos. O que é melhor, nós estamos saindo na frente”, enfatizou o secretário Executivo da Educação Emanuel Souto.

“É um prazer ter o Itaú Social e a Avante como parceiros. É uma conquista para os professores e estudantes. Nosso maior desejo é cada vez mais as famílias participem ativamente de toda a construção de uma educação democrática. O trabalho desenvolvido pelas duas instituições é de suma importância para o desenvolvimento da nossa rede municipal”, disse o secretário de Educação Carlos Júnior.

O mapeamento foi realizado em duas vertentes: através do diagnóstico da educação municipal e da mobilização e formação de atores sociais. Por meio de entrevistas com estudantes, professores, técnicos da Secretaria de Educação e conselheiros municipais. O objetivo do projeto é promover a comunicação, a participação e o controle social na rede de ensino municipal.

O diagnóstico corresponde à primeira fase do projeto da Itaú Social, do Programa Melhoria da Educação: Tecnologia relação Escola – Família- Comunidade, realizado pela Avante.

Paulista é o primeiro município de Pernambuco contemplado com o programa, que será financiado integralmente pela Fundação, durante dois anos – 2019/2020.  A iniciativa vai acontecer através da Avante, entidade que forma educadores, utilizando novas tecnologias educacionais com mobilização e capacitação para o controle social.

Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (31.07), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, e contou com as presenças dos gestores, técnicos, familiares, estudantes, líderes comunitários e representantes dos Conselhos da Educação, da Alimentação e da Criança e do Adolescente do município.